Wallace vai ao STJD para garantir o direito de disputar a reta final da Superliga

O oposto Wallace Souza, do Sada Cruzeiro, por meio de sua defesa, deu entrada com um mandado de garantia no Superior Tribunal

Postado em: 11-04-2023 às 18h51
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Wallace vai ao STJD para garantir o direito de disputar a reta final da Superliga
Suspenso pelo Conselho de Ética do COB por post com enquete sobre tiro em Lula, jogador entra com pedido de mandado de garantia no STJD para retornar às quadras (Foto: Agência i7 / Sada Cruzeiro)

O oposto Wallace Souza, do Sada Cruzeiro, por meio de sua defesa, deu entrada com um mandado de garantia no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) do Vôlei em busca da liberação para disputar a reta final da Superliga Masculina. 

Lembrando que em julgamento realizado na última semana, o Conselho de Ética do Comitê Olímpico do Brasil (COB) definiu a suspensão do campeão olímpico por 90 dias após post com enquete sobre tiros no Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Wallace também foi alvo de notícia de infração no STJD do Voleibol. Porém, o STJD arquivou a denúncia, alegando que não há relação das atitudes do atleta com o esporte.

A punição de Wallace teve por fundamento os artigos 8 e 34 do Código de Conduta Ética do COB que versam sobre: o uso de redes sociais por atletas, comissão técnica e dirigentes com equilíbrio e evitando-se o uso conflituoso e polêmico; e atos de violência, bem como a doutrinação, a incitação ou a orientação para a sua realização por meios eletrônicos ou através de redes sociais.

Continua após a publicidade

No entanto, a defesa do atleta entende que a decisão de impedi-lo de representar a Seleção Brasileira por um ano – até 3 de fevereiro de 2024, tomando por base o artigo 57 do Código de Conduta Ética do COB, não alcança competições nacionais – caso da Superliga Masculina de Vôlei -, se limitando a restringir o exercício de funções no COB ou na CBV, como fica evidenciado no parágrafo único.

Além disso, a defesa entende que a suspensão do jogador das competições nacionais está sendo interpretada de forma irregular, ilegal e equivocada por parte da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).

Cabe destacar que a decisão da punição foi unânime. E Wallace foi condenado por “ato antiético de promover e incitar a violência por meio da internet e das redes sociais”. Joanna Maranhão, integrante do Conselho de Ética do COB, declarou-se impedida de atuar no julgamento por ser apoiadora declarada do presidente Lula.

Caso Wallace

No início de março, o Conselho de Ética do COB havia decidido, por unanimidade, prorrogar por mais 30 dias a suspensão ao oposto Wallace, do Sada Cruzeiro. Na última semana, o jogador foi julgado pelo conselho e recebeu a punição de 90 dias e o impedimento de representar a Seleção. 

Lembrando que Wallace está afastado dos jogos desde o início de fevereiro, após publicar nas redes sociais, em 31 de janeiro, uma foto em estande de tiro, segurando uma arma de fogo e abrir para perguntas dos seguidores. Em um deles, um seguidor perguntou se Wallace usaria a arma para atirar no rosto do presidente Lula. O atleta, apoiador declarado de Jair Bolsonaro, republicou a mensagem com uma enquete: “Alguém faria isso?” As alternativas de resposta eram “sim” e “não”.

Na última segunda-feira (10), o Sada Cruzeiro divulgou nota sobre o pedido de mandado de garantia junto ao STJD do Voleibol. O clube celeste afirma que: “o ocorrido deve servir como um importante aprendizado para a sociedade como um todo, entretanto o time não compactua com a severidade de sanções sem lastro legal, ainda na ausência de base jurídica que impedem um atleta de exercer sua profissão e prover, como pai, o arrimo de sua família”.

Ainda assim, o Sada Cruzeiro destaca por meio da nota “que não compactua com condutas que instiguem violência, e que acredita que os atletas, como figuras públicas que são, devem ter consciência da importância de seus atos também nas redes sociais”.

Semifinal Superliga

No próximo sábado (15), o Sada Cruzeiro recebe o Farma Conde/São José, às 21h, no Ginásio do Riacho, em Contagem (MG), pela primeira partida da série melhor de três da semifinal da Superliga Masculina de Vôlei.

O time mineiro é uma pedra no sapato dos paulistas desde o antigo projeto de vôlei da cidade. Somando os seis jogos da antiga equipe e os sete do projeto atual, foram 13 partidas contra o time celeste e 13 derrotas.

Veja Também