Vila Nova e Aliança conhecem adversárias do Brasileirão Feminino

A Diretoria de Competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou os documentos técnicos da edição de 2023 do Brasileirão Feminino A-2

Postado em: 11-04-2023 às 19h32
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Vila Nova e Aliança conhecem adversárias do Brasileirão Feminino
Equipes goianas vão começar caminhada em busca dos seus objetivos no Brasileirão Feminino (Foto: Patricy Alburquerque/Staff Images Woman/ CBF)

A Diretoria de Competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou os documentos técnicos da edição de 2023 do Brasileirão Feminino A-2 e do Brasileirão Feminino A-3. O futebol goiano será representado por duas equipes nas competições: o Vila Nova no Brasileirão Feminino A-2 e o Aliança no Brasileirão Feminino A-3.

Brasileirão Feminino A-2

A competição contará com a participação de 16 times e será disputada em quatro fases. Na primeira, os dezesseis times serão distribuídos em dois grupos de oito clubes cada. Na segunda fase, estarão classificados para as quartas de final os quatro times melhores colocados em cada grupo e, assim, brigarão por uma vaga na semifinal e na final. 

Continua após a publicidade

Importante destacar que os quatro clubes semifinalistas do Brasileirão Feminino A-2 conseguiram o acesso para a Elite do Brasileirão Feminino na temporada de 2024.

O Vila Nova jogará o Brasileirão Feminino A-2 após ter conquistado o acesso no ano passado. A equipe colorada foi semifinalista na A-3 e terminou em 3º lugar na competição em 2022.

O Vila Nova está no Grupo B da competição ao lado das seguintes equipes: 3B Sport-AM, JC Futebol Clube-AM, Esmac-PA, Fortaleza, Botafogo-PB, Sport Recife e União Desportiva Alagoana-AL.

A estreia do Vila Nova na competição será contra o Sport, na Ilha do Retiro, em Recife (PE). O duelo está marcado para às 15 horas do próximo domingo (16). A primeira partida diante da torcida colorada será no dia 22 de abril (sábado), contra o Botafogo-PB, no OBA.

Brasileirão Feminino A-3

O campeonato contará com a participação de 32 times que buscam o tão sonhado acesso à segunda divisão do futebol feminino brasileiro. A competição será disputada em cinco fases em formato eliminatório, com partidas disputadas em ida e volta. 

É importante ressaltar que na 1ª fase, os jogos dos grupos 1 a 8 do diagrama de confrontos terão Clubes das regiões sul, sudeste, centro-oeste, nordeste e norte; enquanto os jogos dos grupos 9 a 16 do diagrama de confrontos terão Clubes das regiões nordeste e norte.

O Aliança jogará o Brasileirão Feminino A-3 após ter sido rebaixado no ano passado com a pior campanha dentre as 16 equipes da segunda divisão. Para conquistar o acesso, o Aliança começará sua caminhada decisiva diante do Mixto-MT.

Os primeiros 90 minutos da decisão que vale vaga nas Oitavas de Final (2ª fase) do Brasileirão Feminino A-3 serão disputados no dia 23 de abril (domingo), às 16 horas, na Arena Pantanal, em Cuiabá (MT). O duelo da volta entre Aliança e Mixto-MT está agendado para o dia 29 de abril, às 15 horas, no Estádio Olímpico Pedro Ludovico.

Veja Também