Brasileiro Márcio Henrique confirma nome no Draft da NBA

O Brasil estará presente no Draft da NBA que será realizado no dia 22 de junho, no Barclays Center, em Nova Iorque

Postado em: 24-04-2023 às 18h00
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Brasileiro Márcio Henrique confirma nome no Draft da NBA
Ala/pivô do Sesi Franca e da Seleção Brasileira, confirmou sua inscrição para o Draft (Foto: Marcos Limonti / Sesi Franca Basquete)

O Brasil estará presente no Draft da NBA que será realizado no dia 22 de junho, no Barclays Center, em Nova Iorque (EUA). O ala/pivô Márcio Henrique, de 20 anos, confirmou sua inscrição para o recrutamento da Liga norte-americana de basquete.

A participação no Draft de 2023 faz parte de um planejamento que começou no ano passado. Logo após a disputa do Global Jam, torneio sub-23 vencido pelo Brasil ao derrotar os Estados Unidos em Toronto, no Canadá, o ala/pivô passou por período de treinamentos na Impact Basketball Academy, especializada no desenvolvimento de atletas para atuar na NBA.

Márcio Henrique é agenciado pela Flash Forward Basketball. A empresa brasileira firmou parceria com a Klutch Sports, a maior agência esportiva dos Estados Unidos, que trabalha com nomes como: Lebron James, Trae Young, Anthony Davis, Anthony Edwards e Draymond Green, para ajudar na caminhada do brasileiro rumo à NBA.

Continua após a publicidade

Desempenho na temporada 2022/23

Neste ano, Márcio tem médias de 8,8 pontos e 4,5 rebotes em 19,1 minutos em quadra pelo Sesi Franca no NBB (Novo Basquete Brasil). A equipe venceu todos os 32 jogos da primeira fase e agora enfrenta o Unifacisa pelas quartas de final. 

O ala/pivô também registrou médias parecidas na campanha da conquista da Basketball Champions League Américas (BCLA) neste mês. Márcio Henrique terminou o torneio com médias de 8,5 pontos e 5,7 rebotes, em 16,3 minutos de quadra nos 10 jogos. Franca foi campeã invicta da BCLA.

Pela Seleção Brasileira, Márcio Henrique acumula convocações desde a gestão do croata Aleksandar Petrovic, assim como esteve presente na lista de Gustavo De Conti na última janela das Eliminatórias do Mundial. Importante destacar que defendendo a Seleção, o atleta conquistou o Sul-Americano sub-17 e foi eleito MVP da competição.

Brasil no Draft da NBA

Na história, 16 atletas brasileiros já foram escolhidos na história dos Drafts da NBA. No último Draft da NBA, o Brasil teve Gui Santos selecionado pelo Golden State Warriors na 55ª escolha. O jogador, porém, não conseguiu vaga no elenco antes do início da temporada e seguiu para o Santa Cruz Warriors da G-League, liga de desenvolvimento da NBA, onde registrou boas atuações.

Os outros brasileiros que foram draftados na NBA são: Didi Louzada (Atlanta Hawks – 35ª posição, em 2019); Bruno Caboclo (Toronto Raptors – 20ª posição, em 2014); Raul Neto (Atlanta Hawks – 47ª posição, em 2013); Lucas Nogueira (Boston Celtics – 16ª posição, em 2013); Fab Melo (Boston Celtics – 22ª posição, em 2012); Paulão Prestes (Minnesota Timberwolves – 45ª posição, em 2010); Tiago Splitter (San Antonio Spurs – 28ª posição, em 2007); Marcus Vinícius (New Orleans/Oklahoma City Hornets – 43ª posição, em 2006); Anderson Varejão (Orlando Magic – 30ª posição, em 2004); Rafael Araújo (Toronto Raptors – 8ª posição, em 2004); Leandro Barbosa (San Antonio Spurs – 28ª posição, em 2003); Nenê Hilário (New York Knicks – 7ª posição, em 2002); Rolando Ferreira (Portland Trail Blazers – 26ª posição, em 1988); Oscar Schmidt (New Jersey Nets – 131ª posição, em 1984); e Marquinhos Abdala (Portland Trail Blazers – 162ª posição, em 1976).

Veja Também