Fórmula 1 desembarca em Baku para a disputa da 4ª etapa do Mundial

O GP do Azerbaijão encerra uma “mini-férias” que surgiu no calendário após a decisão da F1 de não substituir o GP da China

Postado em: 27-04-2023 às 09h18
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Fórmula 1 desembarca em Baku para a disputa da 4ª etapa do Mundial
GP do Azerbaijão receberá a primeira das seis corridas sprints previstas para 2023 (Foto: Clive Rose / Red Bull Content Pool)

Após uma pausa de quase um mês, a Fórmula 1 volta a dar o ar da graça neste fim de semana, com os pilotos acelerando pelas ruas de Baku para mais uma edição do Grande Prêmio do Azerbaijão, que contará ainda com a primeira corrida sprint da temporada de 2023. 

O GP do Azerbaijão será a quarta etapa do campeonato, encerrando uma “mini-férias” que surgiu no calendário após a decisão da F1 de não substituir o GP da China, cancelado ainda no fim de 2022 devido às políticas anti-Covid do governo.

Novidades em Baku 

Continua após a publicidade

A grande novidade para o GP do Azerbaijão fica por conta do novo formato da corrida sprint. A mudança no regulamento foi finalizada durante a pausa da F1 após longas discussões dos diretores esportivos das equipes e o Comitê Desportivo da FIA.

Dessa forma, a programação da sexta-feira segue inalterada, com um treino livre e a classificação no estilo Q1/Q2/Q3 para definir o grid de largada do GP do domingo. No sábado, os pilotos vão disputar a classificação para a corrida sprint, que acontece no mesmo dia. Esse quali terá o mesmo formato do que é realizado na sexta-feira, mas com duração reduzida. O SQ1 (Sprint Qualifying 1) terá duração de 12 minutos (contra 18 do tradicional), o SQ2 10 minutos (em vez de 15) e o SQ3 oito minutos (em vez de 12).

Com isso, a disputa da corrida no sábado só valerá pontos extras para o Mundial, sem afetar o grid de domingo. O vencedor da sprint somará oito pontos, enquanto o segundo levará sete pontos. A ordem decrescente segue até o oitavo colocado, último do grid a pontuar, com um ponto adicional.

Além disso, ficou acordado que as punições decorrentes de episódios no TL1, na classificação ou na corrida sprint serão aplicados ao grid da corrida principal, no domingo. Se a pena for referente a quaisquer episódios na classificação para a sprint, a punição será paga no grid da corrida sprint.

Programação
As atividades de pista começam às 06h30 (horário de Brasília) desta sexta-feira (28) com a realização do TL1 e a classificação para a definição do grid da corrida principal às 10h. Já no sábado (29), a classificação para a corrida sprint começa às 06h30 da manhã, com a largada da sprint prevista para às 10h30 da manhã. No domingo (30), a largada para o GP do Azerbaijão será às 08h da manhã.

Veja Também