Brasil conhece adversários da Copa do Mundo de Basquete

Irã, Costa do Marfim e Espanha serão rivais do time verde e amarelo na primeira fase da competição

Postado em: 02-05-2023 às 14h41
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Brasil conhece adversários da Copa do Mundo de Basquete
Seleção joga a competição na Ásia a partir de agosto e também pode garantir vaga nas Olimpíadas de 2024 (Foto: Divulgação FIBA)

O Brasil conheceu o seu caminho na Copa do Mundo de Basquete masculino, que vale sete vagas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, sendo duas para as Américas. 

O sorteio colocou Irã, Costa do Marfim e Espanha (atual campeã mundial) no Grupo G como rivais do time verde e amarelo na primeira fase da competição, que começa no dia 25 de agosto. Também ficou definida a cidade de Jacarta, na Indonésia, como casa do Brasil no Mundial.

A Espanha foi campeã mundial em 2006 e 2019. O Brasil também é bicampeão mundial (1959 e 1963) e único país a participar de todas as edições do torneio (18 vezes). Atualmente, a Espanha lidera o ranking mundial, o Brasil é o 13º colocado, o Irã está na 22ª posição (melhor asiático) e a Costa do Marfim, em 42º lugar.

Continua após a publicidade

“Nosso grupo é muito forte, com a Espanha, atual campeã, e dois países com o basquete em crescimento, a Costa do Marfim e o Irã. Além disso, numa hipotética segunda fase, temos o grupo com Letônia, Líbano, Canadá e França. Primeiro, o foco é na primeira fase, onde temos que nos concentrar, e trabalhar para avançar de fase. Pensar uma coisa de cada vez. Mas não temos que escolher. Estamos em um Mundial. Só os melhores times do mundo”, avaliou o técnico da Seleção Brasileira, Gustavo De Conti.

Pelo formato de disputa, o Brasil joga em seu grupo na primeira fase, completando três partidas. Os dois melhores times avançam para a segunda fase, carregando os resultados obtidos na fase inicial e cruzando com o Grupo H composto por Canadá, França (atual vice-campeã mundial), Letônia e Líbano. Ao final da segunda fase, dois times vão às quartas de final.

Importante destacar que para garantir uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 por meio da Copa do Mundo deste ano, o Brasil precisa ter ao menos a segunda melhor campanha das Américas no torneio. Além do Brasil, jogam a competição representando o continente: Estados Unidos, Canadá, México, Porto Rico, República Dominicana e Venezuela.

Veja Também