GP da Emilia-Romagna de F1 é cancelado devido às chuvas

A Fórmula 1, a FIA e os promotores do Grande Prêmio da Emilia-Romagna anunciaram o cancelamento da etapa de Ímola, prevista para

Postado em: 17-05-2023 às 09h38
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: GP da Emilia-Romagna de F1 é cancelado devido às chuvas
Autódromo Enzo e Dino Ferrari amanheceu inundado no setor de transmissão oficial da F1 (Foto: Reprodução Twitter)

A Fórmula 1, a FIA e os promotores do Grande Prêmio da Emilia-Romagna anunciaram o cancelamento da etapa de Ímola, prevista para esse fim de semana no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, na Itália.

A decisão foi tomada nesta quarta-feira (17) após pedido do vice primeiro-ministro e ministro dos transportes da Itália, Matteo Salvini, em virtude das fortes chuvas que assolam a região de Ímola e fizeram o governo italiano decretar um alerta vermelho para a região, com previsão de 150mm de chuva, risco de inundações do rio Santerno e deslizamentos de terra.

“Após discussões entre a Fórmula 1, o Presidente da FIA, as autoridades competentes, incluindo os Ministros relevantes, o Presidente do Automóvel Clube da Itália e o Presidente da Região da Emilia Romagna, a decisão foi tomada porque não é possível realizar o evento com segurança para nossos fãs, equipes e nosso pessoal, e é a coisa certa e responsável a fazer, dada a situação enfrentada pelas cidades da região. Não seria correto colocar mais pressão sobre as autoridades locais e os serviços de emergência neste momento difícil”, disse em comunicado a F1.

Continua após a publicidade

A região da Emilia-Romagna sofre com fortes chuvas desde o começo do mês de Maio. Cinco pessoas já morreram até agora; três óbitos foram registrados com as chuvas dos últimos dias. Além disso, a chuva pesada levou ao transbordo de mais de uma dúzia de rios, com alertas vermelhos para inundações e deslizamentos seguem em vigor até o fim de semana. Muitas pessoas ficaram desabrigadas, com fundos de emergência sendo criados.

O presidente da FIA, Mohammed ben Sulayem, disse: “Meus sentimentos e de toda a família FIA aos afetados pela situação terrível na região da Emilia Romagna. A segurança de todos os envolvidos e esforços de recuperação devem ser a prioridade nesse momento”.

Com isso, o calendário de 2023 se vê reduzido em duas etapas em relação ao original, após o cancelamento do GP da China no começo do ano. Marcado para 16 de abril, a etapa foi cancelada devido à política de Covid-19 pelo governo local. A prova não foi substituída e criou um vácuo de quatro semanas entre os GPs da Austrália e do Azerbaijão. 

A F1 ainda não declarou se pretende remanejar a etapa para outra data nesta temporada ou se desistirá oficialmente de promover a corrida em Imola neste ano. A temporada 2023 terá sua continuidade no GP de Mônaco, marcado para o fim de semana de 26 a 28 de maio.

Veja Também