Tarumã entrega grandes corridas nas vitórias de Thiago Camilo e Rubens Barrichello na Stock Car

Thiago Camilo crava Hat Trick e assume liderança do campeonato

Postado em: 21-05-2023 às 18h17
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Tarumã entrega grandes corridas nas vitórias de Thiago Camilo e Rubens Barrichello na Stock Car
Thiago Camilo não dá chances aos adversários e assume a liderança do campeonato (Foto: Luís França/P1 Media Relations)

A terceira etapa da temporada 2023 da Stock Car, realizada no início da tarde deste domingo (21) em Viamão (RS), depois de seis anos de ausência do calendário, foi uma das mais disputadas até agora. A vitória na primeira corrida foi de Thiago Camilo, da Ipiranga Racing, que largou da pole position com seu Toyota Corolla, liderou de ponta a ponta e marcou a melhor volta; na segunda corrida, um show de estratégia de Rubens Barrichello, que saiu da 19ª posição para vencer pela primeira vez na temporada com a Mobil Ale.

Corrida 1

Depois de ter feito a pole position no sábado (20) com o tempo de 1min04s419, o piloto Thiago Camilo, da Ipiranga Racing, ganhou a corrida principal de ponta a ponta e fez a volta mais rápida da prova (1min05s405).

Continua após a publicidade

A largada foi ‘limpa’, com Thiago Camilo saltando à frente, seguido de Daniel Serra e Julio Campos, que passou Felipe Fraga pelo terceiro posto. Mas o campeão de 2016 deu o troco na segunda volta.

Na abertura da janela de pit stops, Camilo entrou logo na primeira oportunidade.Antes de Serra entrar, o pneu traseiro direito do carro #29 furou. O tricampeão da Stock conseguiu levar aos boxes. 

Ao final da janela de pit stops, Thiago Camilo era o líder novamente, não deu chances aos adversários, especialmente para Felipe Fraga, que tentou se aproximar do adversário a todo custo, mas teve de se contentar com o segundo lugar. Gabriel Casagrande fez prova consistente para fechar com o terceiro degrau do pódio. 

E foi assim que o pódio foi formado, com o piloto do Toyota Corolla número 16 triunfando pela segunda vez em 2023. Agora, Thiago Camilo soma 39 vitórias na Stock Car. Uma a menos que Paulo Gomes, o segundo maior vencedor da história da categoria (40 vitórias). O primeiro é Ingo Hoffmann, com 77 triunfos.

Tarumã é uma pista especial para Thiago Camilo. Com 16 anos, em sua primeira temporada na Stock Series depois de sair do kart, fez sua primeira pole position e conquistou a primeira vitória em Tarumã na temporada de 2001. Já em 2004, com 19 anos, fez sua primeira pole position na Stock Car. Sua única vitória no circuito gaúcho até hoje tinha sido a de 30 de setembro de 2012.

Corrida 2

A Stock Car fechou a etapa de Tarumã com o atual campeão, Rubens Barrichello fazendo bonito mais uma vez na pista. Largando da 19ª posição, Barrichello apostou em uma estratégia de fazer a segunda corrida com pneus mais novos e tanque cheio. Um safety car ainda na primeira volta após o forte acidente de Lucas Foresti na curva 3 segurou o ritmo dos pilotos por cerca de 10 minutos, mas logo após a relargada a janela de pit stops foi aberta para as paradas obrigatórias. 

Boa parte dos pilotos havia optado pela mesma estratégia de Rubinho: a de não precisar abastecer na segunda corrida. E Barrichello, que completa 51 anos de idade na próxima terça-feira (23), soube o momento certo de fazer o ataque sobre o então líder Cesar Ramos com um mergulho por dentro da curva 1 a três voltas do final da corrida. 

Átila Abreu, outro que adotou estratégia ousada, foi o último a fazer seu pit stop, deixando para o momento final da janela e recebeu a recompensa ao fechar a prova na terceira posição. 

Classificação

Pela terceira vez em três etapas, a liderança do campeonato mudou de mãos. Thiago Camilo, da Ipiranga Racing, assume a primeira posição da tabela com 99 pontos depois de ter somado 48 só em Tarumã. Gabriel Casagrande, da A.Mattheis-Vogel, é o vice-líder a apenas dois pontos de Camilo. E Rubens Barrichello, da Mobil Ale, subiu para a terceira colocação com 79, com dois pontos a mais que César Ramos, da Ipiranga Racing. Ricardo Maurício, da Eurofarma RC, caiu para a quinta posição com 73 pontos. 

Agenda

A Stock Car parte para outra pista de alta velocidade para a disputa da quarta etapa: Cascavel (PR) também recebe o retorno da categoria após um ano de ausência. O quarto encontro do ano acontece no dia 18 de junho.

Veja Também