Quinta-feira, 28 de março de 2024

Brasileiros pisam fundo no acelerador

Jovens pilotos encaram desafios nas principais categorias de base do automobilismo mundial

Postado em: 24-05-2023 às 14h02
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Brasileiros pisam fundo no acelerador
Enzo Fittipaldi vai para Mônaco e busca seguir em bom momento no campeonato (Foto: Dutch Photo Agency / RF1)

Neste fim de semana, três pilotos brasileiros: Enzo Fittipaldi, Matheus Ferreira e Kiko Porto encaram desafios na Fórmula 2, Fórmula 4 Italiana e USF Pro 2000, respectivamente.

Fórmula 2

Único brasileiro no grid da Fórmula 2, Enzo Fittipaldi encara neste final de semana a quinta etapa da temporada 2023 no circuito de Monte Carlo, em Mônaco. O piloto da Carlin busca manter os resultados da etapa de Baku para seguir avançando na classificação do campeonato.

Continua após a publicidade

Fittipaldi comentou sobre as dificuldades do traçado de 3.337 metros, onde correu pela primeira vez em 2022 na mesma categoria e conseguiu pontuar nas duas corridas. Agora com a Carlin e vivendo um momento de crescimento, o piloto brasileiro tem boas expectativas para o final de semana.

“Correr em Mônaco nunca é fácil, afinal a pista não admite erro nenhum e a chance de ultrapassagem é pequena, deixando assim a classificação com uma grande importância. Corri na pista no ano passado na Fórmula 2 e tenho boas lembranças, consegui pontuar nas duas corridas então estou ansioso e muito feliz de voltar para correr mais um ano na pista. Sobre o final de semana, estou confiante. Venho de um ótimo final de semana, acredito em uma boa classificação, mas tenho que ter pé no chão e observar como vamos estar na sexta-feira”, disse o piloto da academia da Red Bull.

Na Fórmula 2, a programação será aberta nesta quinta-feira (25), quando ocorre o único treino livre do final de semana, já na sexta-feira (26) será realizada a classificação. O sábado (27) é reservado para a primeira corrida do final de semana, mais curta e que paga menos pontos, enquanto o domingo (28) tem a corrida principal.

Fórmula 4 Italiana

Um dos nomes mais importantes das categorias de base do esporte a motor brasileiro, Matheus Ferreira encara neste final de semana a terceira etapa da F4 Italiana, mais importante campeonato de Fórmula 4 do planeta. A categoria visita o circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica, e o piloto da Academia da Alpine parte para a rodada tripla com grandes expectativas.

O piloto brasileiro não esconde que o circuito belga, casa da Fórmula 1 no país europeu, sempre foi um daqueles em que desejou correr, e se mostra ansioso para a disputa da terceira etapa da atual temporada.

“Vou para Spa-Francorchamps, uma pista que sempre quis correr e nesse final de semana vou realizar um desejo de infância. Estou um pouco ansioso, pois nunca andei nessa pista, que é a maior do calendário e possui curvas bem difíceis. Serei cauteloso, mas buscarei os melhores resultados possíveis”, afirmou Matheus Ferreira, que foi vice-campeão europeu de Kart.

“Minhas expectativas para esse final de semana são positivas, me sinto cada vez mais adaptado ao carro e mais rápido, quero chegar na Bélgica e fazer principalmente uma boa classificação. Isso será bastante importante para sair das corridas com uma boa quantidade de pontos ao final da etapa”, completa o piloto que defende a equipe Van Amersfoort.

A programação da F4 Italiana em Spa-Francorchamps, circuito mais longo da temporada 2023, começa nesta sexta-feira (26) com dois treinos livres. Já no sábado (27) acontece a classificação de manhã e a primeira corrida do final de semana na parte da tarde. E para finalizar no domingo (28) acontece as outras duas corridas.

USF Pro 2000

Um dos principais nomes do Brasil nas categorias de base da Fórmula Indy, Kiko Porto encara nesta sexta-feira (26) mais um desafio na USF Pro 2000. O piloto da DEForce Racing disputa a quarta etapa do campeonato no Lucas Oil Raceway, circuito oval de 1.100 metros localizado em Indianápolis, cidade que receberá a Indy 500 no Indianapolis Motor Speedway no próximo domingo (28).

Kiko Porto ocupa a vice-liderança da USF Pro 2000, e parte para um desafio diferente na temporada, uma vez que o Lucas Oil Raceway será a única etapa realizada em um circuito oval nesta temporada. Tal fato faz com que a pontuação da etapa seja diferente também: em vez dos 30 pontos pagos ao vencedor em provas em traçados mistos ou urbanos, a etapa no oval premiará o ganhador com 45 pontos.

“Essa é uma etapa bastante diferente por ser a única etapa em um oval, com apenas uma corrida e que distribui mais pontos que as outras etapas. Estou confiante em um bom final de semana em um circuito que, mesmo sendo um oval, é complicado para se ultrapassar. Então, conseguir uma boa posição de largada será fundamental”, declarou o piloto.

A programação da USF Pro 2000 será condensada em dois dias. Nesta quinta-feira (25) serão realizados dois treinos livres e a classificação que determinará as posições de largada. Já a sexta-feira (26) terá mais um treino livre e a corrida que contará com transmissão ao vivo do canal do Road to Indy no YouTube.

Veja Também