Fórmula 1 desembarca em Mônaco para a disputa da 6ª etapa do Mundial

GP de Mônaco pode ser uma das poucas oportunidades para as outras equipes baterem a Red Bull

Postado em: 26-05-2023 às 19h28
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Fórmula 1 desembarca em Mônaco para a disputa da 6ª etapa do Mundial
As ruas do Principado mais famoso do mundo recebem a 6ª etapa do Mundial de Fórmula 1 (Foto: Clive Rose / Red Bull Content Pool)

Depois do cancelamento do Grande Prêmio da Emilia-Romagna, por conta das fortes chuvas que assolavam a região de Ímola na Itália, a Fórmula 1 retoma as atividades neste fim de semana com a realização da 69ª edição do GP de Mônaco.

A Fórmula 1 desembarcou em Mônaco pela primeira vez em 1950. A prova esteve fora do calendário de 1951 a 1954, mas voltou em 1955 e está desde então presente no calendário da categoria, exceção à temporada de 2020, quando a corrida foi cancelada por conta da pandemia da Covid-19.

O circuito de Mônaco, cuja extensão total dessa pista histórica é de 3.337 quilômetros, será uma prova com 78 voltas. E para este fim de semana, a Pirelli disponibilizou para as equipes os três compostos mais macios da linha de pneus: C3 como P Zero Branco duro, C4 como P Zero Amarelo médio e C5 como P Zero Vermelho macio.

Continua após a publicidade

Por conta do cancelamento da etapa de Ímola, Mônaco pode se tornar palco da estreia dos novos pneus de chuva: o Cinturato Blue, que não precisa de mantas de pneus. Anteriormente, os pneus de chuva extrema eram aquecidos com aquecedores de pneus por duas horas a 40°C. A Pirelli desenvolveu agora um novo composto que pode ser instalado em carros sem pré-aquecimento.

Curiosidades

Nos últimos 18 anos, o pole position venceu 12 vezes. As exceções foram em 2008, quando Lewis Hamilton venceu após largar em terceiro; em 2015, quando Nico Rosberg venceu após largar em segundo; em 2016, quando Lewis Hamilton venceu após largar em segundo; em 2017, quando Sebastian Vettel venceu após largar em segundo; em 2021, quando Max Verstappen venceu após sair em segundo e ver o pole Charles Leclerc sequer largar por problemas de câmbio; e em 2022, quando Sergio Pérez venceu após sair em terceiro.

Se a Red Bull Racing vencer o GP de Mônaco, será apenas a quarta vez em que uma equipe venceria as seis primeiras provas de uma temporada na história da F1. A RBR seria apenas a terceira equipe a conseguir o feito, após a McLaren de 1988 e a Mercedes de 2014 e 2019.

Das 68 corridas disputadas, até hoje, o piloto mais vitorioso é Ayrton Senna com seis triunfos (1987, 1989, 1990, 1991, 1992 e 1993). O lendário piloto brasileiro foi o primeiro a ultrapassar a bandeira quadriculada em todas as ocasiões de 1987 a 1993, com a única exceção sendo 1988 – quando abandonou na volta 66 enquanto liderava e por isso ganhou o apelido de “Rei de Mônaco”.

Novidades

Como parte da busca da FIA para melhorar a segurança no automobilismo, a Federação anunciou uma modificação no regulamento da Fórmula 1 para bandeiras amarelas duplas. A partir do GP de Mônaco deste fim de semana, os pilotos terão que cumprir um limite mais rígido de velocidade em zonas de amarela dupla, tanto nos procedimentos de safety car (SC) quanto com o SC virtual.

Anteriormente, a única exigência para os pilotos quanto às bandeiras amarelas duplas estava no Código Desportivo Internacional, dizendo que eles deveriam “reduzir a velocidade significativamente, sem ultrapassar, e estando preparados para mudar de direção ou parar”. Porém, em condições de SC ou SC virtual, a presença da bandeira amarela dupla na área não acarretava em mais obrigações para os pilotos reduzirem a velocidade.

No entanto, a partir de agora, os pilotos serão forçados a atingir um limite designado de velocidade especificamente nas áreas de bandeira amarela dupla em condição de SC ou SC virtual. Além disso, os pilotos receberão alertas visuais e auditivos sobre as zonas de amarela dupla, para não serem pegos de surpresa.

Classificação

Neste momento, Max Verstappen, da Red Bull, lidera o campeonato de pilotos com 119 pontos, 14 a mais que o seu companheiro de equipe Sergio Pérez. Saindo da briga real pelo título, Fernando Alonso, da Aston Martin, é o terceiro colocado com 75 pontos, contra 56 de Lewis Hamilton, da Mercedes, e Carlos Sainz, da Ferrari, com 44 pontos.

Programação

As atividades de pista tiveram início nesta sexta-feira (26) com a realização do Treino Livre (TL) 1 e do TL 2. Já no sábado (26), o TL 3 será realizado às 07h30 e a classificação para a corrida está prevista para às 11h. No domingo (28), a largada para o GP de Mônaco será às 10h.

Veja Também