Terça-feira, 19 de março de 2024

Capotagem múltipla assusta em Tarumã; veja vídeo

Juninho Berlanda (classe A), Augusto Freitas e Fernando Trennepohl (B) venceram as corridas da Turismo Nacional neste sábado

Postado em: 28-05-2023 às 13h20
Por: Vitória Bronzati
Imagem Ilustrando a Notícia: Capotagem múltipla assusta em Tarumã; veja vídeo
Imagem do acidente impressionante sofrido por Thiago Tambasco e Gui Sirtoli (Foto: Duda Bairros/Vicar)

O Autódromo Internacional de Tarumã foi palco de um grande susto no começo da tarde do último sábado (27), na abertura da segunda etapa da temporada 2023 da Turismo Nacional. Na esteira de uma acirrada disputa no complemento da primeira volta da Corrida 1, o gaúcho Thiago Tambasco e o paranaense Gui Sirtoli levaram a pior, perderam o controle dos carros e acertaram com violência o muro, capotando várias vezes, em uma imagem assustadora.

O resgate chegou de imediato ao local do acidente. Sirtoli foi o primeiro a sair do carro e escapou ileso, sem qualquer ferimento. Tambasco deixou o veículo pouco tempo depois com ajuda da equipe de resgate e encaminhado para o centro médico do Autódromo de Tarumã.

Após os primeiros exames, a equipe chefiada pelo doutor Leandro Schimmelpfeng detectou fratura em um dos dedos da mão esquerda, além de possível fratura na mão direita, que apresentava luxação. Após exames, Tambasco foi encaminhado para o Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, para exames mais detalhados.

Continua após a publicidade

“Felizmente estamos vivos” — “Foi um acidente de corrida, sem culpa de ninguém. Estamos sujeitos a isso, mas felizmente estamos bem e vivos. Nunca tinha visto cinco carros lado a lado, ainda mais em uma pista como Tarumã. Pela imagem, você pode ver que os três carros colam um no outro, todo mundo estava muito rápido, e o piloto não consegue mais ter ação, e os veículos tomam uma direção aleatória. Mas isso prova também o quão seguros são os carros da Turismo Nacional. Saímos tontos das capotadas, o Tambasco sofreu ferimentos nas mãos, mas, pela gravidade do acidente, poderia ter sido muito pior”, disse Gui Sirtoli.

Veja o momento da batida:

Vídeo: Reprodução/Instagram @turismonacionalbr

Como foram as corridas — Juninho Berlanda se tornou líder do campeonato na classe “A” após vencer as quatro corridas deste sábado, ampliando para nove vitórias na temporada. Na categoria “B”, Augusto Freitas e o estreante Fernando Trennepohl compartilharam a vitória.

O duelo espetacular de Berlanda e Fabrício Lançoni foi destaque após o retorno da corrida 1. O piloto cruzou a linha de chegada na frente, mas acabou sendo punido com 5s após uma manobra de defesa de posição nas voltas finais. Berlanda garantiu a vitória, enquanto Fabrício alçou à segunda posição devido à desclassificação de Ernani Kuhn, punido pelo acidente que causou as capotagens de Sirtoli e Tambasco. Augusto Freitas foi o terceiro no geral e melhor colocado na B, enquanto Ewerson Dias levou na Sênior.

Berlanda dominou a segunda prova da etapa e liderou de ponta a ponta para vencer a segunda no fim de semana. Fabrício Lançoni segurou o segundo lugar quase até o término da prova, mas um pneu furado acabou com as chances de um pódio. Ernani Kuhn foi o segundo e Arthur Scherer fechou o top-3. Augusto Freitas triunfou de novo na categoria B e Ewerson Dias cruzou a linha de chegada como o melhor da Sênior.

As primeiras provas da categoria ocorreram com pista úmida, já as corridas 3 e 4 com o asfalto bem mais molhado e com muito vento. Com a ausência do pole Fabiano Cardoso, Berlanda manteve a dianteira desde o princípio e abriu caminho para vencer mais uma no campeonato. Fernando Trennepohl segurou a segunda posição e marcou, logo na etapa de estreia, sua primeira vitória na classe B. As voltas finais foram travadas por um duelo dos pilotos Edu de Paula e Ernani Kuhn. Ao fim de 11 voltas, De Paula superou o adversário por apenas 0s108 para finalizar em terceiro na classificação geral, e o ‘rookie’ Wilson Pinheiro venceu na Sênior.

A última corrida do dia começou com Berlanda e Fernando Trennepohl na frente, sustentando as lideranças das classes A e B, respectivamente. Mas o segundo lugar geral do piloto gaúcho ficou em risco com a aproximação de Ernani Kuhn nas voltas finais. A batalha entre os dois durou até o término da corrida, quando o mato-grossense realizou a ultrapassagem e subiu para segundo, mas sem ter tempo hábil para conseguir destronar Berlanda da ponta. Trennepohl confirmou mais um triunfo na B e Wilson Pinheiro repetiu o resultado na classe dos pilotos com idade igual ou superior a 54 anos.

Veja Também