Bia Haddad vence a alemã Tatjana Maria na estreia em Roland Garros
Bia Haddad Maia teve uma estreia de gala em Roland Garros. Nesta segunda-feira (29), a brasileira número 14 do ranking se impôs
Por: Ildeu Iussef

Bia Haddad Maia teve uma estreia de gala em Roland Garros. Nesta segunda-feira (29), a brasileira número 14 do ranking se impôs diante da alemã Tatjana Maria, semifinalista de Wimbledon do ano passado, pela primeira rodada do Grand Slam francês. Com direito a pneu no primeiro set, Bia fechou o jogo com parciais de 6/0 e 6/1, em apenas 64 minutos de partida.
A tenista brasileira confirmou o favoritismo e não poupou a adversária. Com devoluções firmes e agressividade na rede, a brasileira atropelou Tatjana Maria no primeiro set com um pneu: 6/0.
Detalhe que Bia Haddad Maia tinha uma vantagem de 5 a 0 no primeiro set, mas precisou de seis set points em um jogo de 12 minutos antes de fechar o primeiro set.
Atrás do placar, Tatjana Maria foi para o tudo ou nada no segundo set. Contudo, a alemã arriscou demais no saque e cometeu muitos erros. Dessa forma, perdeu os dois primeiros serviços com duplas faltas. Do outro lado da quadra, Bia Haddad manteve a intensidade e conquistou mais um break para fazer 5/0. Apesar de ter perdido seu saque no game seguinte, a brasileira devolveu a quebra e confirmou a vitória.
Agenda
A tenista paulista de 26 anos, marcou sua oitava vitória em Grand Slam na carreira e tenta chegar pela primeira vez à terceira fase de um torneio deste porte.
A próxima adversária da brasileira em Paris será a jovem de 19 anos Diana Shnaider, jogadora nascida na Rússia e com passagem pelo tênis universitário norte-americano. Apesar de estar há pouco tempo no circuito profissional, Shnaider já está no 108º lugar do ranking da WTA e ocupou a 88ª posição em abril. Shnaider derrotou a canadense Rebecca Marino por 6/3 e 7/5.
Bia Haddad Maia também está na chave de duplas, onde repete a parceria com a bielorrussa Victoria Azarenka, com quem levou o título no WTA 1000 de Madri. Elas encaram Kaia Kanepi e Tereza Mihalikova na primeira rodada em Paris.
Chave masculina
Thiago Monteiro está nos momentos finais de sua preparação para a estreia em Roland Garros. Atual número 98 do mundo, o brasileiro viu uma troca de adversário na sua estreia após a desistência do francês Benjamin Bonzi, e agora terá pela frente o alemão Yannick Hanfmann, lucky loser do torneio e 65ª do ranking ATP.
Esta será a quinta participação na chave principal de Thiago Monteiro em Roland Garros. A melhor campanha do tenista cearense no Grand Slam francês foi em 2020, quando chegou na terceira rodada.
A partida está agendada para a manhã desta terça-feira (30), não antes das 9h30.