Brasil vai em busca do título inédito da Liga das Nações
Na quarta-feira Brasil da saque inicial para conquista do título da Liga das Nações.
Por: Larissy Summer Santos

A Liga das Nações de Vôlei Feminino começa nesta terça-feira (30), mas a Seleção Brasileira só entra em quadra na quarta-feira (31). Em busca do primeiro título da competição, o Brasil estreia contra a China, às 6h.
A Seleção Brasileira que ainda não venceu o torneio que substituiu o Grand Prix de Vôlei, já foi três vezes vice-campeã (2019, 2021 e 2022), mas no antigo formato o Brasil tem 12 medalhas de ouro, cinco de prata e duas de bronze.
São 16 times participando e todos se enfrentam. Os jogos são separados em três semanas, entre os dias 30 de maio até 2 de julho. Assim, as sete seleções que mais pontuarem, mais o time dos Estados Unidos, avançam para as quartas de final da competição. O time norte-americano já tem vaga garantida por ser o anfitrião da fase final do torneio.
Jogando em Nagoya, no Japão, o Brasil estreia na competição com quatro jogos. China, na quarta-feira (31), Holanda, na quinta-feira (01), República Dominicana, no sábado (03) e Croácia, no domingo (04).
Na segunda semana, o Brasil joga em casa, em Brasília, contra a Coréia do Sul, na quarta-feira (14), a Sérvia, na quinta-feira (15), a Alemanha, no sábado (17) e encerra sua jornada contra os Estados Unidos, no domingo (18).
Na terceira e última semana de classificação, o Brasil jogará em Bangkok, Tailândia, onde enfrentará a Itália na quarta (28), o Canadá na quinta-feira (29), a Turquia na sexta-feira (30) e a Tailândia no domingo (02).
O técnico, Zé Roberto, convocou 22 atletas para a disputa do torneio. Levantadoras: Macris, Naiane e Roberta; centrais: Carol, Diana, Júlia Kudiess, Lara, Lorena e Thaísa; líberos: Laís, Natinha, Nyeme; opostas e ponteiras: Ana Cristina, Gabi (ponteira), Júlia Bergmann (ponteira), Kisy (oposta), Lorena (oposta), Lorrayna (oposta), Maiara Basso, Pri Daroit (ponteira), Rosamaria, Tainara (oposta).
Para a primeira semana de jogos, Thaísa, Nyeme, Lorenne, Roberta, Pri Daroit, Rosamaria e Gabi não entrarão em quadra. Lembrando que são jogos únicos tanto fase de grupos, quanto a fase dos mata-matas.