Quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Final definida! Nuggets versus Heat

Miami Heat atropela o Boston Celtics e é campeão da Conferência Leste da NBA

Postado em: 30-05-2023 às 15h28
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Final definida! Nuggets versus Heat
Time da Flórida enfrenta o Denver Nuggets nas finais da NBA (Foto: Divulgação NBA)

O Miami Heat está de volta nas finais da NBA. A equipe da Flórida evitou a virada histórica do Boston Celtics e venceu o jogo sete da série decisiva pelo placar de 103 a 84. O Miami foi absoluto na partida final da série, mesmo jogando fora de casa. 

Inclusive, a vitória do Miami Heat é uma revanche das finais da Conferência Leste da última temporada 2021/22, quando o Boston Celtics se sagrou campeão e foi para as finais da NBA. O time considerado azarão dos playoffs agora enfrenta o Denver Nuggets nas finais da liga.

Campanha dos finalistas

Continua após a publicidade

Denver Nuggets e Miami Heat conquistaram os títulos de suas conferências de maneiras diferentes. No Oeste, os Nuggets varreram o Los Angeles Lakers por 4 a 0. Enquanto no Leste, o Miami Heat chegou a abrir 3 a 0 e deu a impressão de que também se classificaria sem dificuldade, mas permitiu o empate dos Celtics e só selou a vaga no Jogo 7.

O Denver Nuggets foi o primeiro colocado da Conferência Oeste com 53 vitórias em 82 partidas disputadas na temporada regular e confirmou o favoritismo nos playoffs, deixando pelo caminho o Minnesota Timberwolves, Phoenix Suns e Los Angeles Lakers, graças a grandes atuações da sua dupla de estrelas, o pivô Nikola Jokic e o armador Jamal Murray.

A equipe comandada por Michael Malone disputou até o momento 97 partidas (sendo 82 na temporada regular e 15 na pós-temporada) e obteve 65 vitórias.

Por outro lado, o Miami Heat quebrou um jejum de 27 anos desde que um time saiu da oitava colocação na temporada regular para chegar à decisão da NBA. Tal façanha só foi realizada uma vez desde que a NBA expandiu os playoffs para 16 equipes, na temporada de 1983/84: com o New York Knicks, em 1998/99.

Também é a primeira vez que um time originário do play-in chega na decisão do campeonato. Isso porque, neste ano, o Miami Heat entrou nos playoffs com a oitava posição, após passar pelo play-in, quando esteve a minutos de ser eliminado pelo Chicago Bulls. A partir daí, com grandes atuações de Jimmy Butler e Bam Adebayo, o Heat derrubou os favoritos Milwaukee Bucks, New York Knicks e Boston Celtics.

A equipe comandada por Erick Spoelstra disputou até o momento 100 partidas (sendo 82 na temporada regular e 18 na pós-temporada) e obteve 56 vitórias.

Retrospecto

Na temporada regular 2022/23 da NBA, Denver Nuggets e Miami Heat se enfrentaram duas vezes e quem levou a melhor em ambos os confrontos foram os Nuggets. 

Em ambos os duelos brilhou a estrela do pivô sérvio Jokic. No jogo 1, vitória dos Nuggets por 124 a 119, com Jokic anotando um triplo-duplo. E no jogo 2, triunfo do Denver por 112 a 108, com Jokic sendo o cestinha da partida com 27 pontos.

Agenda

As finais da temporada 2022/23 da NBA começam na próxima quinta-feira, 1º de junho. Denver Nuggets e Miami Heat vão decidir o título em uma série que pode chegar a até sete jogos. Por ter melhor campanha, os Nuggets terão a vantagem de mando de quadra contra o Heat.

O jogo 1 será disputado na quinta-feira (01/06), às 21h30, na Ball Arena, em Denver. O jogo 2 será realizado no domingo (04/06), às 21h, também na Ball Arena.

Enquanto, o jogo 3 está marcado para o dia 07 de junho (quarta-feira), às 21h30, no Kaseya Center, em Miami. O jogo 4 está agendado para o dia 09 de junho (sexta-feira), às 21h30, também no Kaseya Center. 

Caso necessário, o jogo 5 será disputado em Denver, o jogo 6 em Miami e o sétimo e decisivo embate na casa dos Nuggets.

Veja Também