Antonella Bassani é a primeira mulher da história a vencer na Porsche Cup

Porsche Cup Brasil retorna a Interlagos nos dias 15 e 16 julho, para a quarta etapa de sprint do calendário.

Postado em: 05-06-2023 às 17h31
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Antonella Bassani é a primeira mulher da história a vencer na Porsche Cup
Em temporada de estreia na categoria, pilota de 17 anos entra para a história (Foto: Vitória Coimbra)

O dia 4 de junho de 2023 ficará marcado na história da Porsche Cup pela primeira vitória de uma mulher em seus mais de 19 anos de existência e 451 corridas realizadas. A catarinense Antonella Bassani, de 17 anos de idade, é a primeira mulher a vencer no Brasil com os carros de competição mais produzidos no planeta.

Pioneira integrante do programa Young Racing Academy, lançado pela categoria em 2023, a pilota largou em primeiro lugar a corrida do grid invertido da classe Sprint Challenge e liderou todas as voltas da prova, com direito a melhor volta da corrida em sua trajetória no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia.

Mais cedo, em outra jornada muito movimentada pela Carrera Cup, Marçal Muller avançou para a liderança do campeonato favorecido por uma soberba largada. O competidor do Porsche #544 saltou de sexto para terceiro no apagar das luzes e depois soube atacar para vencer pela segunda vez em 2023. Ele ultrapassou Nicolas Costa no topo da tabela de pontos com metade do campeonato de sprint realizado.

Continua após a publicidade

Já o certame da Challenge viu Marcelo Tomasoni desgarrar na frente. O competidor no Porsche #5 fechou a rodada dupla de Goiânia com dois segundos lugares e chega a 50% do calendário com margem de 12 pontos sobre o segundo colocado e vencedor da véspera, Cristian Mohr. 

Sprint Challenge

A pole Antonella Bassani sustentou a liderança na largada. Miguel Mariotti saltou de quarto para segundo. Josimar Junior sustentou a terceira posição, com Marcelo Tomasoni avançando de quinto no grid para quarto. Artur Ramos fechou a primeira volta no top5, depois de avançar dois postos. O grande prejuízo da largada ficou com Sadak Leite, caindo de segundo no grid para sétimo.

O safety-car foi acionado por uma volta, para resgatar carros acidentados na área de escape da curva 1. Na relargada, Antonella sustentou a liderança, seguida por Mariotti, Josimar, Tomasoni e Artur Ramos –este, liderando na Sport. Em 11º, Celio Brasil era o melhor da classe Rookie.

As primeiras voltas tiveram um salto formidável de Gustavo Zanon. Ele havia conquistado sete posições em duas voltas sob bandeira verde. Na volta 7, Josimar mergulhou por dentro de Mariotti, mas perdeu o controle do carro após a ultrapassagem. Ele retornou em 17º.

Na metade do tempo regulamentar da prova, Antonella tinha 3.5s de vantagem sobre Mariotti. Tomasoni era o terceiro. Em quarto, Artur Ramos liderava na Sport, à frente de Artur Ramos. Celio Brasil seguia na ponta da Rookie.

Antonella venceu com autoridade, com Tomasoni em segundo. Junqueira foi terceiro, ganhando na Sport. Mohr cruzozu a linha em quarto e Taurisano teve seu empenho recompensado com a ultrapassagem pelo pódio na volta final.

“Eu ainda não tenho noção do tanto que isso representa. No Velocitta fiz a primeira pole de uma mulher na Porsche Cup Brasil e agora uma vitória. Isso é para provar que lugar de mulher é onde ela quiser. Foi uma corrida muito disputada, o começo era importante abrir pelo pneu zero e administrar essa vitória na liderança”, disse Antonella Bassani.

Agenda

A Porsche Cup C6 retorna a Interlagos nos dias 15 e 16 julho, para a quarta etapa de sprint do calendário.

Veja Também