Beatriz Haddad Maia faz história em Roland Garros e alcança as quartas-de-final

Beatriz Haddad Maia segue fazendo história em Roland Garros. A brasileira precisou de 3h51 para quebrar um jejum de 55 anos no

Postado em: 06-06-2023 às 14h35
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Beatriz Haddad Maia faz história em Roland Garros e alcança as quartas-de-final
Beatriz Haddad Maia é a primeira desde Maria Esther Bueno, em 1968 a chegar a essa fase (Foto: Divulgação WTA)

Beatriz Haddad Maia segue fazendo história em Roland Garros. A brasileira precisou de 3h51 para quebrar um jejum de 55 anos no tênis brasileiro. Bia Haddad é a primeira brasileira a chegar às quartas do Grand Slam francês em simples desde Maria Esther Bueno em 1968.

Se ao alcançar as oitavas Bia encerrou um jejum de 44 anos sem brasileiras indo tão longe em Roland Garros, ao chegar às quartas ela quebra uma escrita ainda maior e se torna a primeira do país a figurar entre as oito melhores em Paris desde 1968, quando Maria Esther Bueno teve campanha similar. 

Inclusive, a ‘Bailarina do Tênis’, como Maria Esther Bueno era carinhosamente chamada, também foi a última brasileira a chegar nas quartas em Grand Slam, na campanha que a levou até a semi do US Open, também em 1968.

Continua após a publicidade

“Tive a chance de conhecer e conversar com a Maria Esther Bueno e ela foi uma pessoa que nos inspirou muito por muitos anos. Ela era uma mulher poderosa. Me sinto muito orgulhosa de poder representar o Brasil, mas eu jamais me compararia com ela. Para mim, ela está em outro nível, assim como o Guga. Ela é uma inspiração para mim”, declarou Beatriz Haddad Maia.

Ranking WTA

Bia Haddad tem chance de entrar no top 10 do ranking da WTA caso continue avançando no Grand Slam francês. 

A campanha até as quartas de final em Paris rende 430 pontos no ranking para Bia. Mas ela tinha 350 pontos a defender, 70 pela vitória na estreia do ano passado e mais 280 do título do WTA de Nottingham. Com o aumento das chaves de Roma e Madri, o calendário deste ano não está exatamente igual ao do ano passado.

Provisoriamente, Bia está ganhando uma posição no ranking, ao ultrapassar Veronika Kudermetova, para reassumir o 13º lugar. Com isso, ficaria ainda mais perto da melhor marca de sua carreira, a 12ª posição, alcançada em fevereiro deste ano.

Se Bia avançar às semifinais de Roland Garros, ela receberá 780 pontos e irá ultrapassar mais três jogadoras, Belinda Bencic, Barbora Krejcikova e Daria Kasatkina. E nesse caso, a brasileira só não chegaria ao top 10 se a tcheca Karolina Muchova conquistar o título em Roland Garros. Na melhor das hipóteses, a tenista de 27 anos pode terminar a semana no sétimo lugar do ranking se for campeã.

Agenda

A torcida brasileira terá novamente de acordar cedo para acompanhar Beatriz Haddad Maia no jogo mais importante de sua carreira até agora. A número 14 do ranking tentará a semifinal de Roland Garros às 6 horas desta quarta-feira (7) contra a tunisiana Ons Jabeur.

Será a terceira vez que elas medirão forças no circuito e a brasileira tentará uma vitória inédita, tendo perdido os dois embates anteriores, o primeiro deles em um torneio menor em Joue-Les Tours, em 2016, e o mais recente neste ano no WTA 500 de Stuttgart, também pelas quartas de final.

Roland Garros Juvenil

João Fonseca venceu sua segunda partida no torneio juvenil de Roland Garros, nesta terça-feira (6). Atualmente número 11 do mundo, o brasileiro superou o norte-americano Roy Horovitz por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/0, em apenas 56 minutos de partida. Dessa forma, João se garantiu nas oitavas de final da chave individual. 

Classificado para as oitavas de final em Paris, João Fonseca repete a campanha do ano passado. O jovem tenista brasileiro deverá ter mais trabalho na próxima fase, quando cruzará com o búlgaro Ilyan Radulov, quarto colocado do ranking mundial juvenil, que fez valer o favoritismo diante do tenista da casa Paul Barbier Gazeu mas com duros 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7-5) e 7/5.

Veja Também