Quinta-feira, 28 de março de 2024

Le Mans, 100 anos: a corrida mais tradicional do mundo

Em ano de centenário, prova volta a ter grid recheado e promete nova “era de ouro” no Mundial de Endurance

Postado em: 09-06-2023 às 14h24
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Le Mans, 100 anos: a corrida mais tradicional do mundo
Brasil terá cinco representantes no Circuito de la Sarthe, na França (Foto: Julien Delfosse / DPPI)

Criada em 1923, as 24 Horas de Le Mans completam 100 anos em 2023 e compõem a Tríplice Coroa do Automobilismo junto com o GP de Mônaco da F1 e as 500 Milhas de Indianápolis.

Apesar de ser apenas a 91ª edição da famosa prova, realizada em trechos de estradas e de autódromo permanente, no Circuito de la Sarthe, a ocasião é também bastante especial dado o fato que o grid pela primeira vez em muitos anos estar em grande forma, com a entrada de diversas montadoras como Ferrari, Porsche, Peugeot e Cadillac se juntando à Toyota.

Início: teste de resistência

Continua após a publicidade

Organizada pelo ACO (Automobile Club de l’Ouest), a primeira prova ocorreu entre 26 e 27 de maio de 1923. Inicialmente, os organizadores queriam promover uma corrida que testasse a ainda incipiente tecnologia dos automóveis, com muitas pequenas fábricas espalhadas especialmente pela Europa.

O formato era diferente: o carro vencedor seria aquele que conseguisse cobrir a maior distância após três edições das 24 horas. Mas a ideia foi abandonada em 1928, com os vencedores de cada edição sendo reconhecidos como os ganhadores.

A prova não foi realizada em nove anos entre 1923 e 2023. Primeiro em 1936, devido a uma greve geral na França, e depois pela Segunda Guerra Mundial, entre 1940 e 1948, quando a pista também precisou ser reconstruída.

Era dourada

Com a retomada da prova em 1949, diversas montadoras passaram a se interessar pela competição. O ano marcou também a primeira vitória da Ferrari, com um modelo 166MM – carro que inspirou a canção “Red Barchetta”, da banda canadense Rush. Em 1953, com a formação do Mundial de Protótipos, a prova ganhou um campeonato organizado que orbitava em torno dela – como acontece até hoje, nos últimos anos como Mundial de Endurance da FIA (WEC).

Em 1960, foi como surgiu uma das grandes histórias do automobilismo em Le Mans, quando a Ford derrotou a Ferrari na prova francesa em 1966 – episódio retratado no filme “Ford vs. Ferrari”

Nos anos 1970, a famosa largada com os pilotos correndo até os carros foi abandonada em detrimento de mais segurança, primeiramente por uma largada parada (1970) e posteriormente em movimento (1971).

O segundo grande momento das 24 Horas de Le Mans veio nos anos 1980 com a criação do Grupo C – que uniu regulamentos de campeonatos pelo mundo. Nesta época, diversas montadoras levaram carros que até hoje são relembrados com carinho pelos fãs para a corrida francesa, dentre elas a Porsche, Jaguar, Mazda (primeira japonesa a vencer, em 1991), Toyota, Nissan, Mercedes por meio da equipe Sauber, e Peugeot.

Criação do WEC

As 24 Horas de Le Mans ficaram sem um campeonato oficial entre 1993 e 2010. Em 2011 a prova contou para o Intercontinental Le Mans Cup, porém em 2012 um novo campeonato nasceu para contemplar a prova: o Mundial de Endurance, ou World Endurance Championship (WEC), que permanece até hoje.

Desde sua formação, o WEC possui entre três e quatro classes (Hypercar – antiga LMP1; LMP2; LMGTE Am e Innovative Car), englobando também carros de GTs (Gran Turismo), modelos superesportivos vendidos ao público que se popularizaram na prova.

Brasil em Le Mans

Até hoje, 35 pilotos brasileiros já participaram das 24 Horas de Le Mans. Porém, se por um lado nunca um deles chegou ao lugar mais alto do pódio na categoria geral, vários já estiveram no top 3 e quatro conseguiram vencer a corrida em classes intermediárias.

Neste ano, representando o Brasil teremos: Felipe Nasr, Pipo Derano, Pietro Fittipaldi, André Negrão e Daniel Serra.

O trio de Felipe Nasr garantiu a quarta posição no grid na classe Hypercar, enquanto o de Daniel Serra foi o sexto na LMGTE AM; já o de Pietro Fittipaldi vai largar da segunda posição na LMP2; os trios de André Negrão e Pipo Derani não disputaram a hiperpole. 

Transmissão

Os fãs brasileiros de automobilismo poderão contar com o Bandsports para acompanhar as 24 Horas de Le Mans 2023. O canal a cabo do grupo Band anunciou a transmissão da prova na íntegra em seu canal do YouTube e em flashes na TV. A largada acontece neste sábado (10), às 11 horas da manhã (horário de Brasília).

Veja Também