Turismo Nacional define poles para etapa de Interlagos

Juninho Berlanda, Ernani Kuhn e Pablo Alves largam na frente neste fim de semana na classe A, enquanto Célio Vinicius, Iturival Neto e Augusto Freitas abrem o grid na divisão B

Postado em: 09-06-2023 às 19h10
Por: Vitória Bronzati
Imagem Ilustrando a Notícia: Turismo Nacional define poles para etapa de Interlagos
Estreante Iturival Neto (89) foi um dos três pilotos da "B" com pole nesta sexta (Magnus Torquato/Vicar)

O fim de semana da terceira etapa da temporada 2023 da Turismo Nacional começou quente no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP). Depois da realização dos dois treinos livres na primeira parte desta sexta-feira (9), a categoria dos carros mais vendidos do Brasil voltou à pista mais famosa do país para a definição das posições de honra com as duas sessões classificatórias da rodada. Líder do campeonato, Juninho Berlanda (Toyota Yaris) faturou as suas duas primeiras poles na temporada na classe A, dividindo as honras com Ernani Kuhn e Pablo Alves (ambos com Chevrolet New Onix). Na categoria B, Célio Vinícius (Citroën C3), o ‘rookie’ Iturival Neto (Volkswagen Polo) e Augusto Freitas (New Onix) conquistaram o direito de largar na frente.

O sistema de classificação da Turismo Nacional para 2023 consiste em duas sessões, com a definição do grid para quatro das seis provas da etapa. Segundo o regulamento, o grid da Corrida 1 é determinado pela melhor volta de cada piloto na Classificação 1. Já o alinhamento da terceira prova da etapa é definido pela volta mais rápida de cada competidor na segunda sessão classificatória.

A Corrida 5 tem o grid alinhado de acordo com a segunda melhor volta da Classificação 1 de cada piloto, enquanto a sexta e última disputa do fim de semana tem a ordem de largada determinada pela segunda volta mais rápida por piloto na Classificação 2. As provas 2 e 4 têm o grid definido pela ordem final da corrida anterior.
Curiosamente, mesmo tendo vencido dez das 12 corridas da temporada até agora, Berlanda ainda não tinha marcado a pole neste ano. Mas o catarinense conseguiu encaixar o melhor ritmo para fazer as voltas mais rápidas na Classificação 1, cravando assim as posições de honra das corridas 1 e 5, sempre com Gui Sirtoli, neste fim de semana correndo com Volkswagen Gol, na segunda colocação. O desempenho de Berlanda só não se repetiu na segunda sessão classificatória por falta de combustível. “Tivemos esse pequeno detalhe em relação ao álcool, mas estamos levando nossas primeiras poles, então estamos satisfeitos”, afirmou o líder do campeonato.

Continua após a publicidade

O mais rápido da segunda classificação foi o mato-grossense Ernani Kuhn, dono da volta mais rápida no combinado das duas sessões com 2min02s636. “Queria muito fazer essa minha primeira pole na categoria. Não consegui encaixar a melhor volta, mas entramos entre os cinco primeiros na primeira classificação. Dei o meu melhor para conseguir a pole na segunda sessão e, com mais confiança, chegamos lá”, vibrou o piloto. Por sua vez, o paraense radicado em Goiânia, Pablo Alves, registrou a pole position para a Corrida 6.

Já na categoria B, as honras também foram repartidas entre três pilotos. Célio Vinícius registrou a pole da Corrida 1 depois de ter feito o melhor tempo na primeira classificação. No combinado das segundas voltas mais rápidas de cada piloto, o ‘rookie’ Iturival Neto assegurou o direito de largar na frente da Corrida 5. E na segunda classificação, o líder do campeonato, Augusto Freitas, anotou as duas voltas mais rápidas e largará na frente das provas 3 e 6.
“Minha primeira pole, e logo em Interlagos, depois de um ano e meio correndo. Estou bem contente, o carro está muito bom, e tenho de agradecer ao Fabiano Cardoso. Agora é entregar na pista”, disse o criciumense, exaltando o trabalho do parceiro na preparação do seu Chevrolet New Onix #04.

Ingresso solidário

Além da Turismo Nacional, o fim de semana de velocidade em Interlagos contempla também as etapas do TCR South America, da abertura do TCR Brasil, da GT Series e da Fiat Competizione. E assim como aconteceu em Tarumã há duas semanas, o público poderá ter acesso às arquibancadas cobertas para acompanhar as corridas de sábado e domingo mediante doação de um quilo de alimento não perecível.
Os ingressos serão entregues por meio da plataforma Sympla no link a seguir e liberados mediante doação do alimento na bilheteria do Autódromo de Interlagos.

A Turismo Nacional acelera neste sábado para quatro corridas. Pela manhã, serão duas largadas, começando a partir de 10h35. No período da tarde, a categoria realiza mais duas provas, às 15h35 e 16h. O fim de semana da TN será completado no domingo com a Corrida 5, às 11h05, e a última disputa da etapa, às 14h05, sempre com transmissão ao vivo a partir deste sábado no canal oficial da categoria no YouTube e também na Twitch da Tribo do Gaules, com o streamer Velho Vamp, e no canal do streamer Victor Ludgero, também na Twitch.

Veja Também