Depois de 19 anos, Seleção Brasileira retorna à cidade de Barcelona para disputar amistoso

A Seleção Brasileira já está na Espanha para a disputa do amistoso contra Guiné no próximo sábado (17), às 16h30 (horário de

Postado em: 12-06-2023 às 15h09
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Depois de 19 anos, Seleção Brasileira retorna à cidade de Barcelona para disputar amistoso
Convocados por Ramon Menezes se apresentam em Barcelona para amistosos (Foto: Joilson Marconne/CBF)

A Seleção Brasileira já está na Espanha para a disputa do amistoso contra Guiné no próximo sábado (17), às 16h30 (horário de Brasília), no RCDE Stadium, em Barcelona.

Aos poucos, portanto, os 23 convocados por Ramon Menezes vão se apresentando à Seleção Brasileira, no início da preparação para os dois amistosos da data Fifa do mês de junho. Inclusive, nesta segunda (12), o técnico comandou a primeira atividade da semana no centro de treinamentos Dani Jarque, que pertence ao Espanyol.

Dentre os os 23 convocados por Ramon Menezes, a única baixa será o zagueiro Nino, do Fluminense. O jogador foi desconvocado da Seleção Brasileira para os amistosos contra Guiné (17) e Senegal (20), pois se queixou de dores na coxa após o jogo Fluminense x Goiás, na noite do último domingo (11), em Goiânia, pela Série A do Campeonato Brasileiro.

Continua após a publicidade

O médico da Seleção Brasileira, Rodrigo Lasmar, conversou com o Departamento Médico do Fluminense antes de tomar a decisão. O técnico Ramon Menezes possivelmente convocará um substituto para Nino.

Seleção Brasileira na Espanha

O jogo com a Seleção de Guiné, no próximo sábado (17), vai ser o oitavo do Brasil na cidade de Barcelona. O primeiro foi exatamente em 17 de junho de 1934, portanto há 89 anos, quando a equipe foi superada pela seleção da Catalunha por 2 a 1.

O Brasil voltaria a enfrentar a Catalunha em Barcelona mais duas vezes e venceu em ambas: 3 x 1 em maio de 2002, às vésperas da Copa do Mundo, com dois gols de Ronaldinho Gaúcho e um de Edmílson; e 5 x 2 em maio de 2004, com dois gols de Ronaldo, outros dois de Júlio Baptista e um de Ricardo Oliveira.

Nesse histórico, o Brasil fez duas partidas contra o Barcelona: 4 x 4 em julho de 1934; e 2 x 2 em abril de 1999, com gols de Ronaldo e Rivaldo. Além disso, foi em Barcelona também que a Seleção disputou dois jogos pela Copa do Mundo da Espanha, em 1982: vitória sobre a Argentina por 3 a 1 e derrota para a Itália por 3 a 2, na fatídica “Tragédia do Sarriá”.

Na Espanha, ao todo, a Seleção Brasileira já atuou 18 vezes: além dos sete compromissos em Barcelona, apresentou-se quatro vezes em Sevilha, duas em Madri, e ainda em Girona, Gijón, Valência, Bilbao e Vigo.

Uniforme preto

A Seleção Brasileira entrará em campo contra Guiné, com um uniforme todo preto, fato inédito em 109 anos de história. Já que o primeiro jogo da equipe foi em 1914, no qual seus jogadores usaram camisas e calções brancos e o tradicional uniforme da Seleção, com camisa amarela e calções azuis, foi adotado a partir de 1952. 

A iniciativa faz parte de uma série de ações organizadas pela CBF com o objetivo de combater o racismo e pavimentar caminhos que exaltem a tolerância e o respeito entre as pessoas.

“Desde o primeiro dia do meu mandato, essa questão é prioritária. Fizemos um seminário para tratar do tema, criamos um grupo de trabalho com 60 pessoas que se reúnem periodicamente para avançar em discussões e propostas. Somos a única federação de futebol do mundo que criou um dispositivo que prevê a perda de pontos por causa de atos de racismo. Isso está no texto do Registro Geral de Competições da CBF”, disse o presidente Ednaldo Rodrigues.

No próximo sábado (17), durante o primeiro tempo, todos os jogadores da Seleção vestirão preto. A equipe voltará a campo após o intervalo com a camisa amarela, que também vai ter uma alusão à luta contra o racismo.

Veja Também