Brasil convocado para o Pré Olímpico de Rugby Sevens

O sábado e o domingo, dias 17 e 18 de junho, serão decisivos para o rugby sevens brasileiro. No Estádio Charrua, em

Postado em: 14-06-2023 às 15h50
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Brasil convocado para o Pré Olímpico de Rugby Sevens
Foto: Divulgação CB Rugby

O sábado e o domingo, dias 17 e 18 de junho, serão decisivos para o rugby sevens brasileiro. No Estádio Charrua, em Montevidéu, no Uruguai, o torneio Pré Olímpico sul-americano será realizado em torneio único que valerá 1 vaga feminina e 1 vaga masculina nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Além disso, a disputa em Montevidéu vai valer como o Campeonato Sul-Americano de rugby sevens. Dessa forma, as Yaras (Seleção Feminina) entram em campo buscando o seu 21º título da competição. 

O torneio feminino no Uruguai contará com a participação de sete seleções: Brasil, Colômbia, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Peru. Os países jogarão no sistema de todos contra todos, com o primeiro lugar sendo definido na base dos pontos corridos.

Continua após a publicidade

Enquanto isso, para os Tupis (Seleção Masculina), o torneio é a chance de conquistar uma vaga para a próxima edição da World Rugby Sevens Challenger Series, segunda divisão do circuito mundial da modalidade.

O torneio masculino contará com a presença de 6 seleções: Brasil, Uruguai, Chile, Paraguai, Colômbia e Peru, por conta da classificação antecipada da Argentina, que terminou o último Circuito Mundial entre os quatro melhores do mundo, assegurando vaga direta. 

Todos os times se enfrentarão uma vez e os dois primeiros colocados farão a grande final, valendo a classificação aos Jogos de Paris. Ainda haverá disputa de 3º e 5º lugares.

Importante destacar que nos dois torneios, tanto feminino como masculino, o 2º e o 3º colocados ainda terão uma última chance de irem aos Jogos Olímpicos por terem vaga na Repescagem Mundial.

Agenda

Tupis e Yaras buscarão vaga em Paris 2024 neste fim de semana em torneio no Uruguai, com transmissão ao vivo no YouTube da Sudamérica Rugby.

Veja Também