Brasileirão feminino começa fase decisivas

Ainda não temos as campeãs de cada série, por outro lado as equipes sabem em qual divisão estarão na próxima temporada

Postado em: 14-06-2023 às 21h32
Por: Larissy Summer Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: Brasileirão feminino começa fase decisivas
Série A2 e A3 já estão na disputa pelo troféu, enquanto a Série A1 ainda está na fase das quartas de final (Foto: Divulgação CBF)

O Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino está a todo vapor. As divisões A1, A2 e A3 seguem disputa para definir quais equipes serão as campeãs, porém já definiram as equipes rebaixadas e quais conseguiram o acesso de divisão. 

Brasileirão A1

A elite do futebol feminino nacional encerrou a fase de grupos na última segunda-feira (12) e agora a fase dos mata-mata começam. As oito equipes que mais pontuaram classificaram para as quartas de final da competição e os confrontos estão definidos entre: Corinthians (1°) x Cruzeiro (8°), Palmeiras (2°) x São Paulo (7°), Ferroviária (3°) x Internacional (6°) e Santos (4°) x Flamengo (5°).

Continua após a publicidade

Os jogos de ida da próxima fase tem início neste fim de semana. No sábado (17) o Internacional recebe a Ferroviária, às 11h, no Estádio Centenário, no Rio Grande do Sul. No domingo (18) dois confrontos, às 16h, ambos, São Paulo e Palmeiras no Estádio Bruno José Daniel, em Santo André (SP); e Flamengo e Santos, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ). E em jogo isolado na segunda (19), Cruzeiro e Corinthians se enfrentam no Estádio Ipatingão, na cidade de Ipatinga (MG), às 20h. 

As quatro melhores equipes colocadas decidem a vaga para semifinal em casa. De um lado da chave do Brasileirão Feminino tem Corinthians e Cruzeiro, quem passar encara na semifinal o vencedor do confronto entre Santos e Flamengo. Do outro lado da chave, Palmeiras e São Paulo se enfrentam para decidir quem vai para a semifinal e enfrentará Internacional ou Ferroviária. 

As datas para semifinal e para final ainda não foram reveladas.

Por outro lado, quatro equipes foram rebaixadas para a próxima temporada, Bahia (13º), Athletico-PR (14º), Real Ariquemes-RO (15º) e Ceará (16º), disputarão o Brasileirão Feminino A2 em 2024. 

Brasileirão A2

O campeonato de acesso para elite do futebol nacional, a Série A2 é composta por 16 times divididos em dois grupos. Classifica para as quartas de final os quatro mais bem colocados de cada chave. Sendo que as quatro equipes que se classificaram para a semifinal garantiram a vaga na Série A1.

América-MG, Botafogo, Fluminense e RB Bragantino são as quatro equipes que na próxima temporada estarão na Elite do Futebol Feminino. O confronto para decidir quem será o campeão da Série A2 continua em disputa.

Fluminense e Botafogo se enfrentam em uma das semifinais e do outro lado América-MG e RB Bragantino decidem a outra vaga na final. O jogo de ida está previsto para acontecer no próximo domingo dia 18 e o da volta na semana seguinte. 

As quatro piores equipes na classificação geral do campeonato foram rebaixadas e disputarão a Série A3 em 2024. São elas: Vila Nova, Botafogo-PB, Esmac-PA e Cresspom-DF. 

Brasileirão A3

Com um formato de competição composto por cinco fases eliminatórias, com 32 equipes. Os times se classificaram para as próximas fases da competição conforme o resultado agregado nos dois jogos. 

Remo e Mixto-MT disputam a final do campeonato. O primeiro jogo acontece no sábado (17), às 19h30, no Estádio Baenão, em Belém (PA). O segundo jogo acontece no domingo (25), na Arena Pantanal, em Cuiabá (MT), às 11h. 

Juventude e VF4-PB perderam na semifinal, mas garantiram o acesso ao Campeonato Brasileiro Feminino Série A2.

Veja Também