Acelerando no Circuito Gilles Villeneuve

Com chances de ser cancelado o GP do Canadá vai acontecer neste final de semana

Postado em: 15-06-2023 às 21h11
Por: Larissy Summer Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: Acelerando no Circuito Gilles Villeneuve
Mercedes se recupera no campeonato e quer subir ao pódio novamente (Foto: Divulgação Red Bull)

A Fórmula 1 desembarca no Canadá neste final de semana. O Grande Prêmio do Circuito Gilles Villeneuve, em Montreal, é a 8ª corrida do ano, isso porque o GP de Ímola foi cancelado devido às chuvas. Max Verstappen é o grande favorito para  a prova, mas o Canadá trás boas lembranças ao piloto Lewis Hamilton, da Mercedes.

Líder do campeonato com 170 pontos e vindo de três vitórias seguidas, o holandes e piloto da Red Bull, Max Verstappen é favorito para a vitória e o título devido a sua consistência na direção e também do seu carro que é o melhor do grid.

O Circuito Gilles Villeneuve foi o palco da primeira vitória de Lewis Hamilton na Fórmula 1, dirigindo uma McLaren em 2007. O GP de Montreal também marcou a primeira das 103 poles da carreira do piloto inglês, atual recordista na F1. Hamilton tem sete vitórias no Canadá, a última conquista foi em 2019.

Continua após a publicidade

O Canadá vem sofrendo por incêndios florestais desde maio, mas se agravaram nesta semana. A Federação Internacional do Automóvel (FIA), assegurou que o GP irá acontecer, não corre risco de ser cancelado, os pilotos não correm perigo e a qualidade do ar é boa em Montreal.

A corrida de domingo (18) será a 52ª que o país recebe um evento da F1. A prova conta com  70 voltas e tem 13 curvas, sua extensão é de 4.361 km. Os maiores vencedores do GP são Michael Schumacher e Lewis Hamilton com sete vitórias cada. O filandês Valterri Bottas é o piloto com a volta mais rápida do circuito, em 2019 ele fez a volta em 1 minuto 13 segundos 078 milésimos. 

O Grande Prêmio do Canadá conta com uma das pistas que mais apresenta surpresas, isso devido ela oferecer muitas oportunidades de ultrapassagem. É uma pista sem curvas de alta velocidade, isso quer dizer tração nas curvas, estabilidade na frenagem e agilidade nas mudanças de direção. Pensando nesses fatores a Pirelli, patrocinadora oficial dos pneus, vai oferecer os três pneus mais macios da gama, C3, C4 e C5. 

O último vencedor da prova foi Max Verstappen, em 2022. O piloto da Red Bull no ano passado também foi pole. Favorito na época para a vitória, quem esperava que seria uma vitória tranquila foi surpreendido por uma corrida emocionante. O piloto da Ferrari, Carlos Sainz, foi responsável por levar emoção à disputa.

Classificação

O Campeonato de pilotos da temporada conta com os dois pilotos da Red Bull na ponta. Max Verstappen com 170 pontos, seguido por Sergio Pérez com 117. Logo em seguida Fernando Alonso com 99 pontos e tem na sua cola Lewis Hamilton da Mercedes com 87 pontos, a escuderia melhorou seu desempenho depois dos ajustes feitos. E em 5ª aparece George Russell com 65 pontos.

No Campeonato de Construtores, a Red Bull lidera com 287 pontos, com 135 pontos de vantagem sobre a segunda colocada Mercedes, que tem 154 pontos. A escuderia alemã assumiu a segunda colocação após o GP da Espanha, onde os seus dois pilotos subiram ao pódio. Em terceiro lugar a Aston Martin com 134 pontos, destaque positivo para a escuderia britânica, que saiu de uma mera coadjuvante e está brigando com os grandes nomes da Fórmula 1.

Agenda

Os carros entram na pista nesta sexta-feira (16), às 14h30, com o treino livre 1 e às 18h, com o treino livre 2. O treino livre 3 e a classificação acontecem no sábado (17), às 13h30 e às 17h, respectivamente. A corrida acontece no domingo (18), às 15h.

Veja Também