Brasil perde, mas segue vivo na VNL

Brasil perde por 3 sets a 0 para os Estados Unidos, 25 x 22, 25 x 19 e 25 x 22.

Postado em: 18-06-2023 às 22h44
Por: Larissy Summer Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: Brasil perde, mas segue vivo na VNL
Seleção brasileira conhece sua segunda derrota na competição (Foto: Maurício Val/CBV)

A Seleção Brasileira Feminina de Vôlei encerrou a segunda semana do torneio perdendo para a Seleção dos Estados Unidos por 3 sets a 0, no domingo (18), em Brasília. Com a derrota o Brasil fica na 5ª colocação com 18 pontos, foram oito jogos, seis vitórias e duas derrotas.

Brasil e Estados Unidos vêm enfrentando em diversas oportunidades, como a mais recente na última Olímpiadas e o time norte-americano venceu também por 3 sets a 0. Nos últimos seis encontros entre as equipes, os Estados Unidos ganhou todos os confrontos, perdendo apenas dois sets para o Brasil, entre as competições da Liga das Nações, Olimpíadas e Campeonato Mundial.

A última vitória brasileira foi em 2019 nos Jogos Pan-Americano de Lima. A equipe comandada por Zé Roberto Guimarães venceu por 3 sets a 0 na última rodada e se classificou para as semifinais.

Continua após a publicidade

O jogo

O Brasil começou o primeiro set dominando os primeiros pontos e abriu uma pequena vantagem de 3 a 0. A equipe comandada pelo renomado ex-atleta e grande técnico Karch Kiraly se encontrou na partida e o Brasil passou a cometer muitos erros na recepção e nas viradas de bolas, não demorou muito e as adversárias passaram a frente e chegaram a abrir 11 a 7. 

Zé Roberto parou o jogo para instruir a sua equipe, mas quando o Brasil se aproximava do placar, logo em seguida as norte-americanas abriram vantagem. O treinador optou por uma inversão, com Roberta e Rosamaria no final do set, mas não conseguiram impedir a derrota por 25 a 22. 

No segundo set o Brasil deixou o nervosismo entrar em quadra e os EUA abriram 4 a 0. Os erros na recepção e nas viradas de bolas prejudicaram a equipe, que corria atrás do placar e não conseguia conter a ansiedade e empatar o placar.

Zé Roberto optou por trocar a levantadora Macris pela Roberta, tentar criar algo novo e surpreender as adversárias. A torcida empurrava a seleção brasileira, principalmente com os ataques de Maiara e Kisy e os bloqueios de Carol. Apesar da troca, os erros persistiram e o Brasil perdeu por 25 a 19.

O terceiro set começou assim como o segundo com os EUA abrindo vantagem de 6 a 0. Zé Roberto manteve a levantadora Roberta na equipe e trocou a central Carol pela Diana, a seleção conseguiu se estabilizar e desperdiçar menos as viradas das bolas. 

Na metade do set, após troca de pontos, as meninas do Brasil encaixaram uma boa sequência e tiraram a vantagem do time norte-americano ficando apenas 1 ponto atrás. A torcida no ginásio foi a loucura, mas mesmo com o apoio o Brasil não conseguiu empatar no placar e os Estados Unidos abriram vantagem novamente e fecharam o set por 25 a 22.

Os EUA, que haviam perdido o primeiro jogo no sábado (17) para o Japão, por 3 sets a 2, entrou com muito concentrado e sem cometer muitos erros. Agora a equipe, já classificada para fase do mata-mata por ser o país sede da fase final, é vice-líder com 19 pontos, um a menos que a líder Polônia. 

Agenda

A seleção brasileira terá uma semana de descanso e treino antes de voltar à quadra para a terceira e decisiva semana da Liga das Nações de Volêi. Jogando em Bangkok, na Tailândia, o Brasil enfrentará a Itália na quarta-feira (28), às 10h30, e na quinta-feira (29) o Canadá, às 7h. Na sexta-feira (30) encara a Turquia, às 10h30, e encerra sua participação contra a Tailândia no domingo (02/06), às 10h30.

Veja Também