Dudu Barrichello vence pela primeira vez na Stock Car

Piloto do Toyota Corolla #91 vence pela primeira vez na principal categoria do automobilismo nacional

Postado em: 19-06-2023 às 14h40
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Dudu Barrichello vence pela primeira vez na Stock Car
Filho de Rubens Barrichello alcançou feito surpreendente na Stock Car ao vencer a Corrida 2 (Foto: Vitória Coimbra)

Depois de uma montanha russa de sentimentos nas últimas semanas, Dudu Barrichello chegou ao ápice da emoção em Cascavel (PR) no último domingo (18). O piloto do Toyota Corolla #91 venceu pela primeira vez na principal categoria do automobilismo nacional no Autódromo Zilmar Beux, pista onde fez sua estreia na Stock Car em 2021.

Dudu Barrichello, piloto da Mobil Ale, alcançou um feito surpreendente e emocionante em sua 11ª prova ao cruzar a linha de chegada na frente, arrancar lágrimas do pai, o bicampeão Rubens Barrichello, e ser o 76º piloto a subir ao topo do pódio da Stock Car.

A conquista de Dudu Barrichello é marcante em vários sentidos. Com apenas 21 anos, o jovem piloto triunfou na Stock Car depois de um mês bastante complicado: primeiro, em razão do forte acidente em Tarumã (RS), que o tirou da disputa da terceira etapa do campeonato; depois, por um problema de cálculo renal que o levou ao hospital para um procedimento cirúrgico. Por fim, a maratona de 10 horas de carro entre Campinas (SP) e Cascavel na última quinta-feira (15) após ter o voo cancelado em razão do mau tempo. 

Continua após a publicidade

“Estou muito feliz com a vitória, foi um mês muito complicado para mim, não sabia se conseguiria correr e na hora que larguei para as corridas senti muita gratidão em poder estar aqui. Foi a pista que estreei na Stock Car, então é um traçado muito especial para mim e uma das poucas que já conhecia do calendário. Estava tranquilo, percebi o carro rápido no começo da prova e soube que poderia ir para cima. Tenho muito que agradecer e o sentimento aqui é de gratidão”, vibrou o jovem Barrichello.

“Muito obrigado a todos os que acreditaram em mim; ao Maurício (chefe de equipe da Full Time Mobil Ale), por ter acreditado em meu talento e por ter batalhado muito para que estivesse aqui. Agradeço também ao meu pai, devo muito isso a ele, à minha mãe e ao meu irmão, à minha família. Se alguém tivesse me dito meses atrás que venceria uma prova aqui, não acreditaria”, completou Dudu Barrichello.

Antes mesmo de Dudu Barrichello cruzar a linha de chegada, o pai, Rubens Barrichello, já mostrava estar muito emocionado no pit-lane. Com a confirmação da vitória do filho, Rubinho desabafou. “Ele merece muito, ele tem lutado muito por isso. Estou chorando aqui junto com vocês”, disse o dono do Corolla #111.

O jovem Barrichello partiu da 13ª posição na corrida 2 e terminou no lugar mais alto do pódio no veloz traçado do oeste paranaense. Favorecido por uma estratégia impecável da equipe Full Time, que acertou no momento de chamar o Toyota  #91 para o serviço obrigatório de pits na corrida 2. 

Dudu se viu na liderança da prova após todos os pilotos realizarem seus pit-stops obrigatórios e manteve a ponta mesmo seguido pelo maior campeão em atividade na categoria, Cacá Bueno (KTF Sports), de volta ao pódio na segunda colocação. Rafael Suzuki (Pole Motorsport) completou o top-3.

Liderança de Casagrande

Maior pontuador do fim de semana, com 38 pontos, Gabriel Casagrande voltou à ponta do Campeonato da Stock Car. Depois de comandar a tabela com o término da etapa de Interlagos, em abril, o campeão de 2021 reassumiu a liderança ao marcar um terceiro e um quinto lugar no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel.

Agora, com oito provas disputadas em 2023, Casagrande soma 135 pontos, enquanto Thiago Camilo agora volta à segunda posição, com 131, após ter marcado um sexto e um quarto lugar em Cascavel. Cesar Ramos mantém o terceiro posto, com 115. Impulsionado pela vitória na Corrida 1 em Cascavel, Daniel Serra soma agora 102 pontos, e Ricardo Maurício é quinto, com 86 tentos marcados e empatado com Felipe Fraga. Na sequência vem Rubens Barrichello, em sétimo, com 83. Bruno Baptista, Guilherme Salas e Rafael Suzuki fecham o top-10.

Agenda

A quinta etapa da temporada 2023 da Stock Car acontece em três semanas, entre os dias 7 e 9 de julho, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Veja Também