Rally Jalapão: a emoção vai tomar conta do Tocantins

Prova vai percorrer 1.280 quilômetros neste mês

Postado em: 19-06-2023 às 14h42
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Rally Jalapão: a emoção vai tomar conta do Tocantins
Rally Jalapão conta pontos para o Campeonato Brasileiro Cross Country (Foto: Nelson Santos Jr / PhotoAction)

Nesta semana as atenções se voltam para a disputa da 9ª edição do Rally Jalapão. O Campeonato Brasileiro de Cross Country chegou à cidade de Palmas, no Tocantins, com o briefing e largada promocional realizados nesta segunda-feira (19). Já nesta  terça-feira (20) será iniciada a preparação para a largada do prólogo (define a ordem de largada) e das etapas de quarta, quinta, sexta e sábado, de 21 a 24 de junho.

O Rally Jalapão desembarca pela quinta vez em Palmas (TO) e neste ano contará com a participação de 113 veículos sendo 16 carros, 31 motos e 66 UTVs.

A prova terá largada em Palmas (TO) e passará pelas cidades de  Mateiros (TO) e São Félix do Tocantins (TO) no roteiro dos cinco dias de prova e os mais de 1.280 quilômetros de percurso.

Continua após a publicidade

Campeões das oito edições

No ano passado, foram consagrados como campeões do Rally Jalapão, Marcos Baumgart e Beco Andreotti, nos Carros, sendo que Marcos chancelou o tricampeonato como piloto; Gabriel Bruning nas Motos; e Cristiano Batista/Robledo Nicoletti nos UTVs.

Já na edição 2021, garantiram o título nos Marcos Baumgart e Kleber Cincea nos Carros (bicampeões), Bruno Pelizari nas Motos, Fabio Ruediger/Eduardo Bampi nos UTV e Marcelo Medeiros nos Quadriciclos (bicampeão).

No ano de 2020, José Hélio Rodrigues e Weidner Moreira nos Carros, Adrien Metge nas Motos, Bruno Varela e Gustavo Bortolanza nos UTVs, e Pedro Henrique Teixeira levou o título nos Quadriciclos.

Em 2019, os campeões foram: nos Carros, Marcos Baumgart e Kleber Cincea (T1); nas Motos, Tunico Maciel; entre os UTVs, Gabriel Varela / Eduardo Shiga e na categoria Quadriciclo ficou com o maranhense Marcelo Medeiros.

Os vencedores da edição 2018, foram: o tricampeão Ricardo Martins (motos), participou de quatro edições, venceu em 2015, 2017 e 2018; os bicampeões Deni Nascimento e Idali Bosse (UTV)nos anos de 2017 e 2018; e o tricampeão Geison Belmont (quadriciclos) garantiu três títulos consecutivos  em 2016, 2017 e 2018.

No ano de 2017, subiram ao lugar mais alto do pódio: Ricardo Martins (motos), Deni Nascimento e Idali Bosse (UTV), Geison Belmont (quadriciclos) e Luiz Facco / Humberto Ribeiro (carros). 

Em 2016, estiveram: Gregório Caselani (motos), Henrique Werneck Gutierrez / André Lucas Munhoz (UTV) e Geison Pinheiro Belmon (quadriciclos). Já na primeira edição em 2015 os campeões foram: Ricardo Martins (motos), Rodrigo Varela (UTV) e Jérémy Dubois (quadriciclos).

Veja Também