Briga dos desesperados

Em confronto direto no Z-4, Goiás e Vasco sabem que o jogo vale mais do que três pontos

Postado em: 22-06-2023 às 07h00
Por: Larissy Summer Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: Briga dos desesperados
Com todos os ingressos esgotados, Cruzmaltino recebe o Esmeraldino em São Januário (Foto: Matheus Lima/Vasco)

Pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A, o Goiás encara o Vasco nesta quinta-feira (22), às 20h, no Estádio São Januário. Ambas as equipes estão na zona de rebaixamento e precisam vencer para se recuperar na competição. O Esmeraldino está na 17ª colocação com oito pontos, enquanto o Cruzmaltino é o 19º colocado com seis pontos.

Goiás 

O Verdão não vence há quatro partidas, a última vitória foi no dia 14 de maio contra o líder do campeonato Botafogo por 2 a 1, na ocasião Maguinho e Bruno Melo marcaram para a vitória. 

Continua após a publicidade

O Goiás teve dez dias de pausa nas competições devido a data Fifa e contou com a chegada do novo técnico português Armando Evangelista. O comandante teve esses dias de paralisação para conhecer mais a sua equipe e implementar um pouco do seu estilo de jogo. O confronto contra o Vasco fora de casa marca a estreia do treinador à frente da equipe esmeraldina. 

O treinador admitiu ter testados várias possibilidades ao longo dos dias, mas não fará grandes mudanças na sua equipe para o confronto de logo mais, já que o tempo sem jogos foi curto, porém benéfico. 

“Foi uma semana de muito trabalho, porque uma nova realidade foi implantada (um novo treinador), então processos tiveram que ser acelerados para conhecer o que estava acontecendo e o que precisa ser melhorado. Mas foi uma semana produtiva, foi importante aproveitar esse período para começarmos a passar aos jogadores o posicionamento, a forma de jogo.”

“Acho que alterações serão feitas, mas vamos pensar nelas no decorrer do Brasileirão. Introduzir tudo novo neste momento não seria benéfico. Isso vem com treino, jogo e repetição. Isso nos leva à perfeição. Alterar drasticamente aquilo que vinha sendo feito não seria o mais adequado ou inteligente,” completou Armando Evangelista.

O Goiás ainda não venceu jogando fora de casa e os seus próximos compromissos são longe do seu torcedor. Evangelista sabe da dificuldade que será o jogo de hoje a noite e acredita que a sua equipe pode começar a vencer longe de Goiânia.

“É um desafio estrear fora de casa e os próximos jogos também serão. Historicamente o Goiás não vence o Vasco fora de casa já tem um bom tempo e isso mostra a dificuldade que será o jogo. Temos que preparar o time da melhor forma possível, motivá-los e conseguirmos dar uma resposta ao nosso torcedor e sairmos dessa zona que é desconfortável, analisou Evangelista.

“É muito importante pontuar fora, principalmente se for uma vitória. Por isso temos que aproveitar essa oportunidade e começar a vencer fora de casa,” completou.  

Para a partida diante do Vasco da Gama, o Goiás não poderá contar com o volante Dieguinho, que segue com dores por conta de uma lombalgia. Por outro lado, conta com o retorno de Maguinho. 

Vasco 

O Cruzmaltino vem de cinco derrotas consecutivas. A campanha do Vasco da Gama não é nada boa: em dez jogos são seis derrotas, três empates e apenas uma vitória, e está na zona de rebaixamento. O time conseguiu balançar as redes adversárias 10 vezes e sofreu 19 gols.

No último jogo antes da pausa, o Vasco foi derrotado por 2 a 1, pelo Internacional fora de casa e agora quer contar com o apoio de sua torcida para se recuperar na competição. A relação entre torcida e time está abalada, pois após perder o clássico para o Flamengo por 4 a 1, torcedores fizeram protesto em frente a São Januário, mas a equipe comandada por Maurício Barbieri quer fazer as pazes com o torcedor cruzmaltino.

Para o confronto de logo mais o técnico Barbieri não conta com o volante Jair e o zagueiro Robson, ambos os jogadores levaram o terceiro cartão amarelo no último jogo do campeonato e estão suspensos.  

Histórico 

O jogo desta quinta-feira (22), segundo dados do Futebol de Goyaz, será o 53º da história entre Goiás e Vasco da Gama. O retrospecto do duelo aponta 25 vitórias do Cruzmaltino, 13 triunfos do Verdão e 14 empates. 

O retrospecto do Goiás como visitante contra o Vasco aponta 14 vitórias cruzmaltinas, três triunfos do esmeraldino e seis empates. Inclusive, na última vez que as duas equipes se enfrentaram jogando no Estádio São Januário, o Vasco venceu o Goiás pelo placar de 2 a 0, com gols de Morato e Gabriel Pec, em partida válida pela 27ª rodada da Série B do CampeonatoBrasileiro de 2021.

Ficha técnica 

Vasco da Gama x Goiás

Data: 22 de junho de 2023

Hora: 20h

Local: Estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)

Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)

Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Jorge Eduardo Bernardi (RS)

VAR: Daniel Nobre Bins (Fifa/RS)

AVAR: André da Silva Bittencourt (ES) 

Vasco da Gama: Léo Jardim; Pumita Rodriguez, Capasso, Zé Gabriel, Léo e Lucas Piton; Andrey Santos, Marlon Gomes e Mateus Carvalho; Alex Teixeira e Rayan.

Técnico: Maurício Barbieri

Goiás: Tadeu; Maguinho, Lucas Halter, Bruno Melo e Sander; Zé Ricardo, Willian Oliveira, Morelli e Palacios; Alesson (Vinícius) e Matheus Peixoto

Técnico: Armando Evangelista

Veja Também