Espanha e Portugal se classificam no Grupo B

Com empates suados, os europeus se garantiram na próxima fase, que terá Uruguai x Portugal e Espanha x Rússia nas oitavas

Postado em: 26-06-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Espanha e Portugal se classificam no Grupo B
Com empates suados, os europeus se garantiram na próxima fase, que terá Uruguai x Portugal e Espanha x Rússia nas oitavas

Luiz Felipe Mendes*


Continua após a publicidade

O futebol é um esporte incrível. O futebol é algo que une todas as tribos, capaz de transmitir emoções inimagináveis em um período de 90 minutos. Em algumas ocasiões, em um tempo bem menor do que os previstos 90 minutos. Em dois confrontos de gigantes europeus contra equipes modestas da Ásia e da África, vieram dois empates, que decidiram no detalhe os classificados do Grupo B: Espanha em primeiro e Portugal em segundo.


Irã x Portugal

O duelo dos dois foi disputado até o último minuto, literalmente. A equipe liderada por Cristiano Ronaldo foi melhor durante a primeira etapa, tentando aproveitar a insegurança do goleiro Beiranvand, que bateu cabeça com um zagueiro em um lance e deixou a bola escapar das mãos em outro. Os iranianos se fechavam na defesa, embora precisassem da vitória. Como Marrocos começou abrindo o placar no outro jogo da chave, a missão do Irã era ainda mais “tranquila”. A Espanha empatou, é verdade, e a situação asiática ficou ainda pior quando Ricardo Quaresma fez um golaço.

Isto tudo aconteceu durante o primeiro tempo, que foi encerrado com a trivela do meio-campista português. Na volta do intervalo, Portugal estava em primeiro lugar, com cinco pontos, a Espanha em segundo, também com cinco, mas com desvantagem nos outros critérios. Irã estava com três e Marrocos com um, este último sem chances de classificação. A segunda metade da partida ganhou tons dramáticos quando foi assinalado um pênalti para Portugal com a ajuda do “VAR”. Cristiano Ronaldo foi para a bola e Beiranvand defendeu, colocando fogo na partida.

O árbitro de vídeo viria a ser utilizado mais duas vezes. Em uma das ocasiões, o juiz analisou uma possível agressão de Cristiano Ronaldo, que acabou ficando no cartão amarelo. Na outra, aos 45 minutos, foi marcado um pênalti para o Irã. Naquele momento, Marrocos estava ganhando da Espanha, e o gol de empate daria uma sobrevida aos asiáticos. Segundos antes de Ansarifard converter bem, a Espanha empatou. Ainda deu tempo do Irã finalizar com perigo aos 48, mas a bola não entrou. Final de jogo: 1 a 1, Portugal classificado, Irã eliminado com muita honra.


Espanha x Marrocos

Neste jogo, o favoritismo era quase todo espanhol, isto porque possuem um plantel recheado de boas opções e pelo fato dos africanos nem terem mais objetivos reais na competição. O primeiro gol, no entanto, veio de uma falha de Sérgio Ramos e Iniesta, dois dos melhores do time. Khalid Boutaib aproveitou e marcou aos 14 da primeira etapa. Isco empatou cinco minutos depois, com assistência do próprio Iniesta.

O segundo tempo ganhou tons de cinema no período final. Aos 36, Youssef En-Nesyri recolocou os marroquinos na frente, alavancando a equipe para a terceira colocação. Aos 46, porém, Iago Aspas mandou de letra para o gol. O bandeirinha deu impedimento, mas o juiz de campo consultou o vídeo para perceber que o atacante europeu estava em posição legal. 2 a 2 e classificação sofrida. Agora, nas oitavas de final, a Espanha enfrenta a Rússia, enquanto Portugal pega o Uruguai. 

Veja Também