Pia divulga a listas das 23 atletas que disputarão a Copa do Mundo

Com poucas atletas que atuam no futebol brasileiro, Pia define as meninas que representarão o Brasil

Postado em: 28-06-2023 às 00h13
Por: Larissy Summer Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: Pia divulga a listas das 23 atletas que disputarão a Copa do Mundo
Marta é convocada e pode ser a última Copa da Rainha. (Foto: Thais Magalhães/CBF)

Nesta terça-feira (27) a treinadora da Seleção Brasileira Feminina, Pia Sundhage, anunciou as 23 jogadoras que vão representar a amarelinha na Copa do Mundo Feminina 2023, que será disputada na Austrália e na Nova Zelândia. Pia também definiu as três suplentes em caso de lesão.

As atletas convocadas se apresentarão ainda esta semana para iniciar os treinamentos. Pela primeira vez a seleção feminina fará um amistoso antes de embarcar para a Austrália. O Brasil vai encarar o Chile, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, no domingo (02/07), às 10h30.

Convocação

Continua após a publicidade

A maior surpresa na lista das 23 atletas foi a ausência da atacante Cristiane. A jogadora do Santos, de 38 anos, é um dos destaques do futebol brasileiro com 11 gols e três assistências na temporada. Apesar do seu bom desempenho, a treinadora Pia não a convocou. 

Desde sua chegada no comando a treinadora mostrou sua preferência de estilo de jogo para suas atacantes, a velocidade e que consiga jogar mais de uma posição, o que não é característica da Cristiane. 

Outra surpresa foi a presença da goleira Bárbara. Atleta do Flamengo de 34 anos, vem de uma temporada não tão consistente e boa. Barbará falhou nas quartas de final do Brasileirão feminino.

Goleiras: Letícia (Corinthians), Camila (Santos) e Bárbara (Flamengo)

Defensoras: Antonia (Levante-ESP), Bruninha (Gotham City-EUA), Kathellen (Real Madrid-ESP), Lauren (Sem clube), Monica (Madrid CFF), Rafaelle (Sem clube), Tamires (Corinthians)

Meias: Duda Sampaio (Corinthians), Kerolin (North Carolina-EUA), Luana (Corinthians), Adriana (Orlando Pride-EUA), Ana Vitória (Sem clube), Ary Borges (Lousville City-EUA)

Atacantes: Geyse (Barcelona-ESP), Andressa Alves (sem clube), Nycole (Benfica-POR), Zaneratto (Palmeiras), Gabi Nunes (Sem clube), Debinha (Kansas City-EUA) e Marta (Orlando Pride)

Suplentes: Tainara (Bayern de Munique), Aline Gomes (Ferroviária) e Angelina (OL Reign).

Treinadora- Pia Sundhage

À frente da seleção desde junho de 2019, a treinadora foi vice-campeã com a Seleção da Suécia nas Olimpíadas do Rio 2016. Desde que foi anunciada como nova comandante da amarelinha, Pia deu uma nova cara à seleção feminina. 

Pelo Brasil a sueca comandou 52 jogos da seleção, venceu 31 partidas, empatou 11 e foi derrotada em 10 confrontos. Seu pior momento foi na eliminação nas quartas de final dos Jogos Olímpicos de 2020, após empatar em 0 a 0 com o Canadá, mas perdeu nos pênaltis por 4 a 3.

A maior conquista foi na conquista da Copa América de 2022, ao vencer a Colômbia por 1 a 0, com gol de Debinha, de pênalti. Com a conquista, o Brasil teve a oportunidade de disputar a primeira edição da Finalíssima Feminina, a seleção vencedora da Copa América contra a seleção vencedora da Eurocopa. A seleção Brasileira perdeu nos pênaltis por 4 a 2 para a Inglaterra após empatar por 1 a 1 no tempo normal. 

Copa do Mundo

No Grupo F da competição o Brasil estreia contra o Panamá, na segunda-feira (24/07), às 8h (horário de Brasília). Depois joga no sábado (29), às 7h (horário de Brasília), contra a França. E encerra a primeira fase da competição contra a Jamaica na quarta-feira (02/08), às 7h (horário de Brasília). 

Lembrando que as duas equipes que mais pontuarem no grupo se classificam para as oitavas de final.

Veja Também