A fumaça laranja vai subir

Com direito a duas corridas neste final de semana, F1 acelera na Áustria

Postado em: 30-06-2023 às 09h20
Por: Larissy Summer Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: A fumaça laranja vai subir
Líder do campeonato de pilotos, Verstappen quer fazer bonito “em casa” (Foto: Lucas Pripfl / Red Bull Content Pool)

Após um final de semana de descanso, os carros voltam à pista e a Fórmula 1 chega na Áustria. Depois de vencer o GP do Canadá, Max Verstappen quer fazer a alegria dos fãs e também vencer na casa de sua  escuderia: a Red Bull  Racing. 

O Circuito Red Bull Ring pode parecer um circuito simples por ser o menor com número de curvas na temporada, são apenas 10, mas a pista exige uma atenção maior dos pilotos nessas poucas curvas.

A cambagem das curvas, ajuste da inclinação das rodas do carro em relação a um plano vertical, visando controlar seu rolamento, fazem o carro sair de frente e algumas freadas bruscas serão vistas no fim de semana. Além das habilidades dos pilotos que serão testadas, o carro também será testado, pois essas freadas bruscas exigem do carro equilíbrio e boa aderência mecânica. 

Continua após a publicidade

Pensando na característica da pista, a Pirelli, patrocinadora oficial de pneus, oferece a gama mais macia para esse fim de semana. O C3, branco, duro; o C4, amarelo, médio; e o C5, vermelho, macio. 

“O Red Bull Ring é um circuito onde os pneus não descansam. Os carros percorrem as 10 curvas da pista em um tempo de volta de pouco mais de um minuto, e as poucas retas significam que há pouco alívio para os pneus”, disse Mario Isola, diretor de motorsport da Pirelli.

Corrida Sprint

Nesta temporada a F1 terá seis Corridas Sprint. Anteriormente ela definia o grid de largada da corrida principal que acontece no domingo, mas agora passam a ser “evento independentes” e terá qualificação própria e não interferirá no grid de domingo. Os oitos primeiros da Corrida Sprint ganham alguns pontinhos para o campeonato. 

Neste fim de semana em Spielberg teremos a segunda Corrida Sprint da temporada. A primeira foi no GP Azerbaijão e teve como vencedor Sergio Perez. Uma curiosidade é que o GP de São Paulo é o único a receber Corridas Sprint em todos os anos desde a fundação. 

Detalhe que este é o terceiro ano que a F1 realiza esses eventos e nos sete até agora, Verstappen venceu três, Valtteri Bottas duas e Sergio Pérez e George Russell uma cada.

Além disso, a FIA ajustou as regras dos pneus para a classificação sprint para evitar “consequências não intencionais” que surgiram em Baku no primeiro evento da Fórmula 1 realizado sob as novas regras aplicadas em 2023.

A mudança significa que as equipes não poderão adotar estratégias inteligentes de uso de pneus que poderiam levá-las a usar compostos intermediários em uma sessão de pista seca, por exemplo. Como as regras foram originalmente escritas, os pilotos eram obrigados a usar pneus médios novos nas sessões Q1 e Q2 de sábado e, em seguida, pneus macios novos no Q3.

Porém, as equipes perceberam que não precisavam guardar um jogo de pneus macios novos para o Q3 se achassem que esses pneus seriam mais úteis no início do fim de semana, seja no TL1 ou na sessão de classificação de sexta-feira para o GP.

A possibilidade de usar intermediários em uma sessão de pista seca foi vista como uma ‘farsa’ por muitos no paddock e, portanto, agora foi resolvida. 

As regras foram alteradas para permitir que os pilotos usem qualquer conjunto de pneus macios na Q3. Isso significa que os pilotos ainda podem se arriscar usando todos os seus pneus macios novos antes da classificação para a sprint, sabendo que, pelo menos, ainda podem correr no Q3 mesmo com pneus macios usados.

Curiosidades

O piloto com maior número de vitórias na pista austríaca é Max Verstappen, da Red Bull, com três vitórias (2018, 2019 e 2021) ao lado do francês Alain Prost (1983, 1985, 1987). Entre as equipes as que mais venceram no Red Bull Ring foram a Ferrari (1964, 1970, 1999, 2002, 2003 e 2022) e a McLaren (1984, 1985, 1986, 1998, 2000 e 2001) com seis triunfos cada.

Em 2022 Charles Leclerc, da Ferrari, foi o vencedor do GP da Áustria. O detentor da volta mais rápida é o piloto da Ferrari, Carlos Sainz, na época pela escuderia da McLaren fez as 68 voltas com o tempo de 1m05s619. 

Programação

Na sexta-feira (30), às 8h30 (horário de Brasília), acontece o Treino Livre 1. Também na sexta, mas às 12h, acontece a classificação nos mesmos moldes de sempre (Q1, Q2 e Q3), porém o resultado da sessão definirá o grid de largada da corrida principal (de domingo). 

No sábado (01/07), às 7h, os pilotos entram na pista para definir o grid de largada da Corrida Sprint. O TL2 foi substituído pela classificação Sprint, que definirá o grid de largada da Corrida Sprint. 

A classificação Sprint terá o mesmo formato tradicional (com Q1, Q2, Q3), mas em duração menor: O Q1 terá duração de 12 minutos, o Q2 terá 10 minutos e o Q3 com 8 minutos. Pneus novos serão obrigatórios na sessão, sendo os médios para o Q1 e Q2 e os macios para o Q3. A largada da Corrida Sprint será às 12h. 

A largada para as 71 voltas do GP da Áustria acontece no domingo (02/07), às 10h. 

Classificação

Max Verstappen lidera o mundial com 195 pontos, cada vez mais distante de seu colega na Red Bull, Sergio Pérez, que tem 126. Depois vêm Fernando Alonso com 117 pontos, Lewis Hamilton com 102, Carlos Sainz com 68, George Russell com 65, Charles Leclerc com 54 e Lance Stroll com 37 pontos.

Entre as equipes, a Red Bull lidera com 321 pontos, seguida da Mercedes com 167. Depois vêm a Aston Martin com 154 e a Ferrari com 122 pontos.

Veja Também