Em momentos opostos, Atlético-GO e Vila Nova disputam o clássico goiano na Série B

Atlético-GO e Vila Nova vão disputar um clássico, não apenas por reunir duas equipes do mesmo estado ou dois rivais. Mas porque

Postado em: 01-07-2023 às 07h00
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Em momentos opostos, Atlético-GO e Vila Nova disputam o clássico goiano na Série B
Antônio Accioly será o palco do 15º confronto entre Atlético-GO e Vila Nova na Segundona (Foto: Ingryd Oliveira/ACG)

Atlético-GO e Vila Nova vão disputar um clássico, não apenas por reunir duas equipes do mesmo estado ou dois rivais. Mas porque os dois times têm em vista o mesmo objetivo na competição: brigar pelo acesso à Elite do Futebol Brasileiro. A bola rola às 16h (horário de Brasília), no Estádio Antônio Accioly, para este confronto da 15ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Atlético-GO

O Dragão é o 11º colocado com 20 pontos conquistados e está a sete pontos do G-4, isto é a zona de classificação para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Na condição de mandante, o Atlético-GO possui o 7º melhor aproveitamento da Série B. Em 7 jogos, o time rubro-negro conquistou quatro vitórias, dois empates e sofreu uma derrota (Ceará 3×0).

Continua após a publicidade

O treinador rubro-negro está na expectativa de contar com alguns dos jogadores que estão no departamento médico, como Rodrigo Soares, Gustavo Coutinho e Luiz Fernando. Para Alberto Valentim, até o dia do clássico o mais importante vai ser recuperar todos os atletas.

Já o presidente Adson Batista, após o empate diante do ABC, pediu uma arbitragem justa no confronto e aproveitou a oportunidade para alfinetar o arquirrival colorado.

“Não estou aqui para falar que o Vila está sendo ajudado, mas o Vila está tendo sorte demais. É expulsão com um minuto, é muitos jogos que o adversário dele jogou com dois a menos. Isso não tira o mérito do Vila Nova, mas é um momento que eles estão vivendo que é fantástico. Estamos convivendo com arbitragens ruins. Então esperamos um árbitro sério”, disparou o dirigente atleticano.

Vila Nova

O Tigrão é o líder da Série B com 30 pontos conquistados e está com mais folga dentro da zona de classificação para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro.

Apesar da diferença apertada entre os clubes da parte de cima da tabela, o Tigrão conseguiu abrir uma vantagem de três pontos para o quinto colocado (Criciúma), o primeiro fora da zona de acesso. Com isso, mesmo que perca o clássico, a tendência é que o Vila Nova siga no G-4, já que o Criciúma tem três pontos e sete gols a menos de saldo.

“Agora o Vila passa a ser o time a ser batido. Precisamos manter nossa postura. Mais importante do que a liderança, é ter 30 pontos em 14 jogos. É uma pontuação muito boa. Vamos manter a humildade para alcançar os resultados”, declarou o treinador Claudinei Oliveira.

Na condição de visitante, o Vila Nova possui o 3º melhor aproveitamento da Série B. Em 7 jogos, o time colorado conquistou quatro vitórias, um empate e sofreu duas derrotas (Ponte Preta e Sport, ambas por 1×0).

Ingressos

O jogo de logo mais terá torcida única do Dragão, mandante do clássico, e a situação será invertida no segundo turno. Os ingressos custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia) e são vendidos nas bilheterias do  Estádio Antônio Accioly, no CT do Dragão e também no site da Ingresso SA. Torcedores com camisa do Atlético-GO pagam meia.

A Diretoria do Atlético-GO informou ainda que quem tem o Passaporte Dragão poderá levar um acompanhante. O ingresso será emitido na hora da entrada, portanto, o titular do Passaporte deverá estar presente.

Histórico

O jogo deste sábado (01/07), segundo dados do futebol de Goyaz, será o 296º da história entre Atlético-GO e Vila Nova. O retrospecto do duelo é bastante equilibrado e aponta 96 vitórias do Dragão, 103 triunfos do Tigrão e 96 empates.

Uma curiosidade é que o recorte do clássico entre Atlético-GO e Vila Nova, considerando apenas partidas da Série B do Campeonato Brasileiro, aponta 14 duelos com sete triunfos do Dragão e sete empates. 

Inclusive, na última vez que as duas equipes se enfrentaram na Série B, jogando no Estádio Serra Dourada, Atlético-GO e Vila Nova empataram pelo placar de 1 a 1, com gols de Bruno Mezenga (Vila Nova) e Mike (Atlético-GO), em duelo válido pela 28ª rodada da temporada de 2019.

Ficha técnica

Atlético-GO x Vila Nova

Data: 1º de julho de 2023

Hora: 16h

Local: Estádio Antônio Accioly, em Goiânia

Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP)

Assistentes: Rafael da Silva Alves (Fifa/RS) e Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP)

VAR: Daiane Caroline Muniz (Fifa/SP)

AVAR: Amanda Pinto Matias (SP)

Atlético-GO: Ronaldo; Emerson Santos (Rodrigo Soares), Gazal, Heron e Jefferson; Rhaldney, Matheus Sales e Shaylon; Airton, Daniel (Luiz Fernando) e Kelvin.

Técnico: Alberto Valentim

Vila Nova: Dênis Júnior; Léo Duarte, Rafael Donato, Eduardo Doma e Rodrigo Gelado; Everton Brito, Ralf, Lourenço e Guilherme Parede; Caio Dantas e Neto Pessoa.

Técnico: Claudinei Oliveira

Veja Também