De volta após dois anos, Cascavel abre segunda metade da temporada da Copa Truck

Considerada a terra natal das corridas de caminhões na América do Sul, o veloz Autódromo Zilmar Beux, na cidade de Cascavel (PR),

Postado em: 30-06-2023 às 17h00
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: De volta após dois anos, Cascavel abre segunda metade da temporada da Copa Truck
Copa Truck atinge metade da temporada com disputa mais acirrada da história (Foto: Duda Bairros)

Considerada a terra natal das corridas de caminhões na América do Sul, o veloz Autódromo Zilmar Beux, na cidade de Cascavel (PR), abre a segunda metade da temporada 2023 da Copa Truck, que chega ao oeste do Paraná com tudo embolado em suas duas classes. 

Com metade das provas realizadas, Beto Monteiro, bicampeão em 2019 e 2020, tomou na última etapa a ponta da tabela de pontos do piloto da casa, Jaidson Zini, na Pro, e agora parte para a segunda metade do ano com 116 pontos, contra 113 de Zini, empatado em pontos com André Marques, enquanto Felipe Giaffone é o quarto com 112, com Roberval Andrade fechando o top 5 da categoria Pro.

Além de ser a mais veloz, Cascavel é a pista mais democrática da temporada. Nada menos que cinco pilotos estão empatados no maior número de vitórias em 2023: Wellington Cirino, Danilo Dirani, Valdeno Brito, Beto Monteiro e André Marques, enquanto Paulo Salustiano e Giuliano Losacco têm um triunfo no currículo; Já na disputa das poles, Cirino e Marques possuem uma cada.

Continua após a publicidade

Na categoria Super, por sua vez, a disputa é tão intensa quanto na classe principal: 17 pontos separam os primeiros colocados, sendo que os líderes, Evandro Camargo e Fabio Fogaça, estão empatados em 113 pontos; Jô Augusto, com 107, Felipe Tozzo (campeão de 2021), com 106, e Thiago Rizzo, com 97, aparecem logo em seguida.

Se existe uma unanimidade na Copa Truck entre os pilotos é o fato de o equilíbrio de 2023 ser o maior desde a criação do campeonato em 2017. Os resultados após a quarta etapa, disputada em Londrina (PR), provam isso: na categoria Pro, o G4 está por quatro pontos, enquanto na categoria Super temos um empate na liderança.

Ao todo, a temporada 2023 da Copa Truck conta nove etapas, e, após Cascavel (PR), Goiânia e Tarumã (RS) é que serão palco da competição. A super final da Copa Truck, que estava prevista para o mês de agosto, recentemente teve sua data alterada para 10 de dezembro em razão de obras na pista do Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos (SP).

Programação

A Copa Truck iniciou os trabalhos no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR), nesta sexta-feira (30) com os treinos livres. O sábado (01/07) contará com mais uma atividade livre no período da manhã e a classificação que definirá o grid de largada será realizada a partir das 15h (horário de Brasília). As duas corridas estão marcadas para o domingo (02/07) à partir das 12h40 (horário de Brasília).

Veja Também