Brasileiros dominando as competições continentais 

Libertadores tem seis times brasileiros e a Sul-Americana conta com sete equipes vivas na briga pelo título

Postado em: 30-06-2023 às 23h33
Por: Larissy Summer Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: Brasileiros dominando as competições continentais 
Confrontos do “mata-mata” serão definidos em sorteio na próxima quarta-feira, na sede da Conmebol (Foto: Divulgação Conmebol)

As duas principais competições da América do Sul, Copa Libertadores da América e Copa Sul-Americana, encerraram nesta quinta-feira (29) a fase de grupos. Agora os torneios passam a ser disputados em formato de mata-mata, em sistema de ida e volta, até a grande final onde o campeão será definido em jogo único. 

Vale lembrar que os confrontos das oitavas de final não são mais definidos pelo desempenho geral, onde o bem classificado enfrentava o pior classificado, 1ª enfrentava o 16ª; 2ª enfrentava o 15ª e assim por diante. As oitavas de final são definidas por sorteio e o chaveamento até a grande final é conhecido. 

Uma das diferenças entre as competições, Libertadores e Sul-Americana, é a presença dos playoffs na Sula. Enquanto na Libertadores os dois melhores colocados dos grupos se classificam para as oitavas, na Sul-Americana apenas o primeiro colocado de cada grupo se classifica direto. O segundo colocado disputa uma vaga para as oitavas de final contra o terceiro colocado da fase de grupos da Libertadores. 

Continua após a publicidade

Playoffs 

Os confrontos para os playoffs já estão definidos. Os segundo colocados dos grupos Sula vão enfrentar os terceiros colocados da Liberta e esse embate é definido pelo critério de desempenho dentro das suas respectivas competições. Os mais bem classificados enfrentam os piores classificados do outro torneio. 

Dentre todos os segundos classificados da Sul-Americana o melhor enfrenta o pior dentre os terceiros classificados da Libertadores e assim sucessivamente.

As partidas dos playoffs serão disputadas nas semanas de 12 e 19 de julho, em partidas de ida e de volta, com as equipes que já estavam disputando a Sul-Americana fazendo o segundo jogo em casa.

Das sete equipes brasileiras que jogaram a fase de grupos da Sul-Americana, Fortaleza, Goiás, São Paulo e RB Bragantino se classificaram direto para a próxima fase, enquanto Botafogo e América-MG vão disputar os playoffs, o único time brasileiro que não se classificou nem diretamente e nem para disputar os playoffs foi o Santos. 

Vindo da Libertadores, o Corinthians foi o único dos sete times brasileiros na Libertadores a não se classificar para as oitavas de final da competição. Os confrontos são: Independiente Medellín x San Lorenzo; Sporting Cristal x Emelec; Corinthians x Universitario; Libertad x Tigre; Colo-Colo x América-MG; Patronato x Botafogo; Ñublense x Audax Italiano; e Barcelona de Guayquil x Estudiantes. 

Libertadores 

Na principal competição continental dos sete times brasileiros que disputaram a vaga para as oitavas, apenas o Corinthians não conseguiu terminar entre os dois primeiros do seu grupo. 

Atual campeão da competição, o Flamengo terminou em 2ª lugar do grupo A, com 11 pontos. No grupo B, o Internacional se classificou em 1º lugar com 12 pontos. O Palmeiras foi o primeiro colocado no grupo C com 15 pontos, assim como o Fluminense no grupo D, mas com 10 pontos.

Único grupo com dois brasileiros, o grupo G, Athletico-PR e Atlético-MG se classificaram, o Furacão como 1º colocado com 13 pontos e o Galo em 2º com 10 pontos. O grupo teve a presença dos dois brasileiros porque o Atlético-MG veio da pré-libertadores. 

Sorteio

Ambos os sorteios acontecem no dia 5 de julho, às 13h (horário de Brasília), na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai. 

O sorteio da Sul-Americana contará com dois potes. No pote 1 vão estar as equipes que se classificaram em primeiro colocado no grupo: LDU (EQU), Guaraní (PAR), Red Bull Bragantino, São Paulo, Newell ‘s Old Boys (ARG), Defensa y Justicia (ARG), Goiás e Fortaleza. Enquanto, no pote 2 as equipes que vão disputar os playoffs.

Na Libertadores o mesmo sistema de sorteio. No pote 1 as equipes que se classificaram em primeiro lugar: Palmeiras, Olimpia (PAR), Racing (ARG), Boca Juniors (ARG), Athletico-PR, Independiente Del Valle (EQU), Internacional e Fluminense.

No pote 2 as equipes que se classificaram em segundo lugar na fase de grupos. São elas: Bolívar (BOL), Flamengo, Nacional (URU), Argentinos Juniors (ARG), Atlético-MG, River Plate (ARG), Atlético Nacional (COL) e Deportivo Pereira (COL).

Importante destacar que as equipes no pote 1, tanto da Libertadores quanto da Sul-Americana, decidem o segundo jogo em casa.

Veja Também