Campeões mundiais duelam por uma vaga

Jogo entre as duas equipes, no sábado, é o primeiro entre duas detentoras de títulos da Copa do Mundo nesta edição do torneio

Postado em: 30-06-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Campeões mundiais duelam por uma vaga
Jogo entre as duas equipes, no sábado, é o primeiro entre duas detentoras de títulos da Copa do Mundo nesta edição do torneio

Luiz Felipe Mendes*


Continua após a publicidade

De um lado, uma equipe que avançou invicta para a fase seguinte. Do outro, uma seleção que conquistou a classificação heroicamente aos 41 minutos do segundo tempo. Neste sábado, França e Argentina abrem a fase de oitavas de final com um jogão entre dois países que já tiveram a honra de ver seus jogadores levantarem a taça da Copa do Mundo. O esperado confronto ocorre às 11 horas, na Arena Kazan, e é o primeiro de mata-mata desta edição.

A batalha entre argentinos e franceses promete ter muita emoção. Na fase de grupos da Copa da Rússia, foram campanhas completamente diferentes. A França liderou sua chave desde o começo, e não largou a posição até que a etapa acabasse. Vale lembrar também que foram duas vitórias, um empate, três gols marcados e apenas um sofrido. Já a Argentina começou empatando com a estreante Islândia, foi humilhantemente derrotada para a Croácia e teve que suar a camisa para bater a Nigéria.

França x Argentina coloca pela primeira vez na Copa da Rússia duas detentoras de títulos mundiais uma contra a outra. Os europeus venceram em 1998, enquanto os sul-americanos ganharam em 1978 e 1986, esta última com o brilho de Maradona. Agora confiando em Lionel Messi, os argentinos querem deixar para trás as atuações sofridas na primeira fase para se imporem diante dos franceses. No lado deles, a intenção é se colocar a prova, porque apesar de terem passado invictos na etapa inicial, ainda não convenceram com um futebol envolvente.

No histórico do confronto, as duas seleções já cruzaram caminhos em 11 oportunidades diferentes. Duas delas foram em Copa do Mundo – em 1930, a Argentina venceu pelo placar mínimo, e em 1978 os hermanos também ganharam, mas por 2 a 1. Em relação às outras partidas, são outros quatro triunfos sul-americanos contra apenas dois europeus, além de três empates. Tirando a Copa, a única partida oficial entre os dois times foi na Taça Independência de 1972, quando o marcador terminou zerado.

Para os amantes de futebol e os fãs de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, está aí uma possibilidade interessante. Caso a Argentina e Portugal se classifiquem, teríamos o embate entre os dois craques na próxima fase, uma rixa que dura anos e talvez seja a maior rivalidade entre jogadores na atualidade. A exemplo de “CR7”, Messi também tem cinco prêmios de melhor do mundo na carreira. Porém, apesar da genialidade de Messi, não se pode duvidar jamais dos Azuis, uma seleção que sabe bem os caminhos para ganhar uma Copa do Mundo. 

Veja Também