Max Verstappen vence o GP da Áustria e supera vitórias de Senna na F1

Max Verstappen garantiu os todos os 34 pontos que estavam em jogo na Áustria

Postado em: 03-07-2023 às 14h31
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Max Verstappen vence o GP da Áustria e supera vitórias de Senna na F1
Verstappen chega a 42 triunfos e torna-se o quinto maior vencedor da história da F1 (Foto: Clive Rose / Red Bull Content Pool)

O nome da 9ª etapa do Mundial de Fórmula 1 foi Max Verstappen. Correndo “em casa”, o piloto holandês da Red Bull Racing venceu a Sprint Race e o GP da Áustria, cravou a pole position e a volta mais rápida das 71 voltas no circuito de Spielberg.

Com isso, Max Verstappen garantiu os todos os 34 pontos que estavam em jogo na casa da Red Bull. Detalhe que essa foi a sétima vitória do holandês em nove largadas até agora durante a temporada de 2023. 

Assim, Verstappen chega a impressionantes 229 pontos após somente nove provas na temporada. Além disso, ele já abre impressionantes 81 de vantagem para Sergio Pérez, que chega a 148 após este fim de semana. Esse total dá a Verstappen mais de 3 GPs de diferença sobre seu companheiro de equipe.

Continua após a publicidade

“Foi um fim de semana incrível; não poderia ter sido melhor para ser honesto. Fizemos tudo bem como equipe, desde a estratégia até os pit stops. Eu me senti muito confortável no carro durante todo o fim de semana e pudemos fazer tudo o que havíamos planejado. O pit stop final foi um risco, claro. Acho que a equipe ouviu pela minha voz no rádio que eu queria parar. Do lado de fora poderia parecer uma loucura, mas eu sabia que conseguiríamos. Vi que havia uma lacuna e quis aproveitá-la ao máximo”, declarou Max Verstappen.

Detalhe que com apenas 25 anos de idade, Max Verstappen conquistou uma marca especial ao vencer o GP da Áustria neste domingo (2): superou o número de vitórias do tricampeão Ayrton Senna, de 41. O piloto holandês, líder do campeonato 2023 da F1, chegou ao 42º triunfo na F1 e agora é o quinto maior vencedor da história da categoria.

A frente de Verstappen estão: o francês Alain Prost (51 vitórias), o alemão Sebastian Vettel (53 vitórias), o alemão Michael Schumacher (91 vitórias) e o inglês Lewis Hamilton (103 vitórias).

Domínio da RBR

A Red Bull Racing é líder do Campeonato de pilotos e de construtores da F1 com uma ampla vantagem sobre os adversários. No Mundial de construtores,a RBR possui 377 pontos contra 178 da vice-líder Mercedes e 175 da terceira colocada Aston Martin.

O domínio da Red Bull pode ser facilmente compreendido nos resultados das nove etapas disputadas, até o momento, na Fórmula 1. Afinal, a RBR venceu os 9 GPs (sendo sete vitórias de Max Verstappen e dois triunfos de Sergio Pérez) e ainda por cima fez ‘dobradinhas no pódio’ em cinco das nove etapas do Mundial (Bahrein, Arábia Saudita, Azerbaijão, Miami e Áustria).

“Esta é a nossa melhor sequência de resultados na temporada desde 2013. A equipe está operando em um nível nunca visto em nossos 19 anos de história e somos gratos por cada vitória que conquistamos. Resultados como os de hoje (GP da Áustria) são o trabalho de cada departamento. Não se trata apenas da equipe de corrida, é a atividade que ocorre nos bastidores da fábrica, desde operações, fabricação, pesquisa e desenvolvimento, aerodinâmica até nossas funções de suporte em finanças, marketing, jurídico e RH. Todos eles precisam se unir e trabalhar em equipe e é aqui que somos tão fortes”, disse Christian Horner, CEO e chefe da RBR.

Classificação

A liderança do Campeonato de pilotos é de Max Verstappen com 229 pontos, seguido pelo seu companheiro de equipe Sergio Pérez com 148. Fechando o top-5 aparecem Fernando Alonso, da Aston Martin, com 131; Lewis Hamilton, da Mercedes, com 106; e Carlos Sainz, da Ferrari, com 82 pontos.

No Mundial de construtores a liderança é da Red Bull com 377 pontos, seguida da Mercedes com 178 e da Aston Martin com 175. Fechando o top-5 aparece a Ferrari com 154 e a Aston Martin com 47 pontos.

Agenda

O Mundial de Fórmula 1 2023 segue para o GP da Inglaterra, em Silverstone, já no próximo fim de semana, entre os dias 7 e 9 de julho.

Veja Também