Stock Car corre em Interlagos pela 150ª vez

Em quatro etapas, quatro líderes diferentes: no próximo domingo, Interlagos dá sequência ao campeonato

Postado em: 06-07-2023 às 17h30
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Stock Car corre em Interlagos pela 150ª vez
Pra lá de interessante, campeonato escreve quinto capítulo neste fim de semana (Foto: Luís França)

A Stock Car volta a Interlagos pela segunda vez na temporada 2023 e pela 150ª vez em seus 44 anos de história. A pista que mais recebeu a principal categoria do automobilismo brasileiro é o palco da quinta etapa do atual campeonato, que tem experimentado uma mudança de líder após cada prova.

O campeonato segue “fazendo zigue-zague”, em uma alternância de ponteiros. Daniel Serra ocupou a liderança após a abertura da temporada, em Goiânia. Ricardo Maurício chegou a 70 pontos e assumiu a dianteira na segunda rodada do ano, em Interlagos, enquanto Thiago Camilo subiu para primeiro em Tarumã (RS), no terceiro encontro do campeonato. Campeão em 2021, Gabriel Casagrande tomou o comando da tabela no desfecho da etapa de Cascavel (PR).

No próximo domingo (9), em Interlagos, a Stock Car realiza a quinta etapa da temporada, em mais um capítulo da briga pelo título. O líder Gabriel Casagrande, da A.Mattheis-Vogel, é perseguido muito de perto por Thiago Camilo, da Ipiranga Racing. O paulista tem 131 pontos e é o vice-líder, enquanto seu companheiro de equipe, o gaúcho Cesar Ramos aparece em terceiro na tabela, com 115. A quarta posição é de um dos vencedores do fim de semana em Cascavel, Daniel Serra, da Eurofarma RC, com 102 pontos.

Continua após a publicidade

Empatados com 86 pontos aparecem outros dois vencedores em Interlagos: Ricardo Maurício, da Eurofarma RC, e Felipe Fraga, da Blau Motorsport. Rubens Barrichello, da Mobil Ale, é o sétimo, com 83, seguido por Bruno Baptista, da RCM Motorsport, e Guilherme Salas, da KTF Racing, ambos com 81 pontos, enquanto Rafael Suzuki, da Pole Motorsport, fecha a relação dos dez primeiros, com 78 pontos.

A “excursão” da Stock Car pelo Sul passou pelas pistas mais rápidas do país: Tarumã, no Rio Grande do Sul, e Cascavel, no Paraná, são pistas que pouco exigem do sistema de freios, ao contrário de Interlagos, que traz a freada mais forte de todo o calendário com o S do Senna, em que os carros reduzem de 240 km/h para cerca de 70 km/h em poucos metros em uma freada de apenas cinco segundos, na maior desaceleração da temporada, com 1,5G.

Programação

As atividades da Stock Car em Interlagos começam na sexta-feira pela manhã com o shakedown, a partir das 9h20. Ainda no primeiro período, com início às 11h30, acontece o Treino Livre 1, com duração de uma hora, dividido em dois grupos de pilotos.

A categoria volta à pista no sábado, a partir das 8h45, com o treino livre 2. Já a sessão classificatória que vai coroar o quinto pole da temporada está marcada para 13h. O grande momento do fim de semana está reservado para o domingo. Pouco depois da visitação aos boxes, quando o fã tem a chance de interagir com seus ídolos das pistas e ganhar brindes, a Stock Car parte para concluir a quinta etapa do campeonato. A largada da Corrida 1 está marcada para 13h40, enquanto a segunda prova será realizada em seguida, prevista para 14h20. As duas disputas têm duração de 30 minutos mais uma volta.

A Stock Car é transmitida ao vivo pela Band (TV aberta), canais SporTV e BandSports (emissoras por assinatura), canais oficiais da categoria no YouTube e Facebook.

Veja Também