Bia Haddad vence romena e faz história em Wimbledon

Bia venceu seu jogo contra Cirstea em sets diretos e agora desafia a atual campeã

Postado em: 09-07-2023 às 10h51
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Bia Haddad vence romena e faz história em Wimbledon
Bia Haddad repete Maria Esther e é 2ª brasileira nas oitavas de Wimbledon (Foto: Jimmie48/WTA)

Beatriz Haddad Maia segue colocando seu nome na história do tênis brasileiro e fazendo história mundo afora. Na manhã de sábado (8), Bia superou a romena Sorana Cirstea por 2 sets a 0, num duplo 6/2, em uma partida com 1h30 de duração, sendo a primeira brasileira em simples, entre homens e mulheres, a atingir as oitavas de final de Wimbledon em 21 anos.

O último brasileiro a disputar as oitavas no torneio de simples no Grand Slam britânico foi André Sá, em 2002. Maria Esther Bueno, que conquistou o torneio em cinco oportunidades (1959, 1960 e 1964 no simples; e 1958, 1960, 1963, 1965, 1966 nas duplas), parou nas quartas de final em 1976, sendo a última vez entre as mulheres.

Importante destacar que Bia Haddad é a primeira brasileira em 47 anos, na Era Aberta (a época profissional do tênis, depois dos anos 1960), a ir para a segunda semana em Wimbledon. Bia Haddad só aparece depois de Maria Esther Bueno, que conseguiu o feito em 1976.

Continua após a publicidade

“Hoje eu venci mais um jogo contra uma jogadora perigosa na quadra de grama. Fiz um jogo muito consciente, muito firme. Saquei bem, consegui devolver bem e fiz bons rallies de fundo. Em relação ao tênis eu saio satisfeita e preparada para seguir firme no torneio. Ainda não sei quem vai ser a minha adversária. Vou descansar, cuidar do corpo e me preparar para a próxima rodada,” disse Bia Haddad.

A tenista brasileira estreou com vitória na chave de duplas. Ao lado da belarussa Victoria Azarenka, Bia Haddad venceu por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 7/5, a parceria da japonesa Makoto Ninomiya e a espanhola Cristina Bucsa. Agora, Bia e Vika têm um páreo duro na próxima rodada contra a alemã Laura Siegemund e a russa Vera Zvonareva, campeãs do US Open em 2020.

Agenda

Na próxima fase, Bia Haddad vai medir forças com a atual campeã, a cazaque Elena Rybakina, algoz da britânica Katie Boulter – por uma vaga nas quartas de final do Grand Slam na grama. A partida pelas oitavas deve acontecer nesta segunda-feira (10).

No retrospecto recente, Bia Haddad já venceu a cazaque duas vezes este ano, a primeira no piso duro de Abu Dhabi e a segunda no saibro de Stuttgart, quando a rival se retirou no meio do segundo set, sentindo dores nas costas. E caso volte a vencer Rybakina, desta vez na grama, ela pode enfrentar a bicampeã Petra Kvitova ou a finalista do ano passado Ons Jabeur.

Veja Também