Brasil vence os Estados Unidos e conquista título invicto da AmeriCupW

O Brasil é o grande campeão da AmeriCup Feminina e amplia sua liderança como o maior campeão da história do torneio com

Postado em: 11-07-2023 às 16h15
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Brasil vence os Estados Unidos e conquista título invicto da AmeriCupW
Brasil conquistou o sexto título na AmeriCup Feminina (Foto: Divulgação FIBA)

O Brasil é o grande campeão da AmeriCup Feminina e amplia sua liderança como o maior campeão da história do torneio com seis títulos. Os Estados Unidos, que buscavam o tricampeonato seguido, aparecem empatados com Cuba na segunda colocação, ambos com quatro conquistas.

No último domingo (9), em León (México), no Domo De La Feria, a Seleção Brasileira derrotou os Estados Unidos na decisão por 69 a 58 e ficou com o troféu em uma campanha perfeita de sete vitórias em sete jogos. Agora, 12 anos depois, volta a ficar no lugar mais alto das Américas.

Com a conquista do título, o Brasil se classificou para o Pré-Olímpico Mundial que distribuirá as últimas 10 vagas para os Jogos Olímpicos Paris-2024. Os Estados Unidos (atuais campeãs mundiais), assim como a anfitriã França, já estão garantidas. 

Continua após a publicidade

O Pré-Olímpico Mundial será realizado em fevereiro de 2024 e terá quatro sedes diferentes, que ainda serão anunciadas.

Além disso, a Seleção Brasileira também garantiu vaga para os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, onde defenderá o título conquistado na última edição em 2019.

Premiação

A central Kamilla Soares foi eleita a MVP da FIBA Women’s AmeriCup 2023, com 20 pontos, 11 rebotes e uma assistência. Kamilla também entrou no All-Star Five – o quinteto ideal da competição – tendo como companhia: Rickea Jackson, dos Estados Unidos; Kayla Alexander, do Canadá; Arella Guirantes, de Porto Rico; e a brasileira Damiris Dantas. 

CONFIRA A CAMPANHA DO TÍTULO DO BRASIL

PRIMEIRA FASE

Brasil 92 x 53 Cuba

Brasil 90 x 76 Venezuela

Brasil 56 x 55 Argentina 

Brasil 67 x 54 EUA 

QUARTAS DE FINAL 

Brasil 83 x 61 México 

SEMIFINAL

Brasil 85 x 74 Porto Rico 

FINAL 

Brasil 69 x 58 EUA

Veja Também