Se adaptar é necessário

Comissão técnica e departamento de saúde e performance trabalham juntos em busca da melhor preparação

Postado em: 11-07-2023 às 21h25
Por: Larissy Summer Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: Se adaptar é necessário
Jogadoras da Seleção Brasileira vão dar o máximo para a conquista do título inédito. (Foto:Thais Magalhães/CBF)

A Seleção Brasileira Feminina de Futebol já está a uma semana na Austrália se preparando para a Copa do Mundo Feminina, e ainda faltam mais de uma semana para o jogo de estreia, na segunda (24) contra o Panamá, às 8h (horário de Brasília). Essa chegada antecipada na Oceania, continente onde será disputada a competição, é devido a preparação das atletas.

Com um fuso horário de 13 horas para o Brasil, o Departamento de Saúde e Performance da CBF, obtiveram respostas positivas de adaptação nesse pouco tempo de trabalho. A Dra.Paula, médica que acompanha a seleção, explicou como a seleção vem trabalhando. 

“Aplicamos questionários com a fisiologia porque é um trabalho multidisciplinar. Essas avaliações são muito importantes porque podemos entender se há sintomas gastrointestinais, sensação de tontura e dor de cabeça. Também temos uma nutricionista que está nos ajudando muito e uma ginecologista. Estamos sempre acompanhando com questionários, bate papo e medicação para ajustar o sono”, disse a Dra.Paula.

Continua após a publicidade

O trabalho da fisiologia é muito importante nesse período e envolve o monitoramento, controle dos treinos e fornece dados para a orientação da preparação física. O fisiologista da seleção, Rodrigo Morandi, explicou sobre o temido “jet leg”, diferença de fuso horário.

“O grande trabalho da fisiologia nesse momento tem sido todo o acompanhamento com questionários junto com o departamento médico monitorando o sono. Assim fazemos ajustes individuais com orientações e individualização de carga de treino. O momento de forçar um pouquinho mais e o momento de reduzir um pouco mais a carga para que elas consigam se adaptar da melhor maneira possível”, comentou Morandi.

Nesta semana a seleção feminina fará um jogo-treino contra a China, na quinta-feira (13). A partida será realizada em Gold Coast, onde as brasileiras estão realizando a sua preparação, e não será aberto nem para a torcida, nem para a imprensa. 

A seleção chinesa está no Grupo D, junto com Dinamarca, Inglaterra e Haiti, e concentrada em Adelaide. Estreia no sábado (22), contra a Dinamarca, às 7h (horário de Brasília), no Estádio HBF Park, em Perth, na Austrália.

Marta

O Mundial de 2023 será o último da nossa Rainha do Futebol, Marta. Após amistoso de despedida contra o Chile, em Brasília, a jogadora anunciou que se despede da amarelinha . 

Aos 37 anos, a artilheira e maior representante do futebol feminino brasileiro, tomou a decisão. Muito se questionava se iria bater o feito de outro nome importante no futebol feminino, Formiga, que disputou sua última Copa com 41 anos. 

“Sim, será minha última Copa do Mundo. Desculpa, Formiguinha, mas não dá mais, não. A gente tem que entender que chega uma hora que a gente tem que priorizar outras coisas”, declarou Marta.  

No treino de sábado (08), a jogadora sofreu uma pancada na coxa e teve que colocar gelo na parte de trás ao fim da atividade. Apesar do susto não foi algo que gerasse tanto alerta. 

Programação

O Brasil continua sua preparação para a Copa em Gold Coast até o dia 18. No dia 19, a equipe de Pia Sundhage viaja para Brisbane onde fará os treinos finais antes da estreia no dia 24. 

Veja Também