Classificar ou ficar no meio do caminho?

Conseguir a classificação para a próxima etapa é fundamental se quer jogar um campeonato melhor na temporada seguinte

Postado em: 12-07-2023 às 23h10
Por: Larissy Summer Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: Classificar ou ficar no meio do caminho?
Está chegando a fase do mata-mata da Série C e Série D do Campeonato Brasileiro (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)

A Aparecidense reagiu na Série C do Campeonato Brasileiro e saiu da zona do rebaixamento; Enquanto, Crac, Iporá e Anapólis têm apenas mais duas rodadas para se classificarem na próxima fase da Série D e buscarem o acesso à terceira divisão nacional.

Série C

O Camaleão engatou duas vitórias seguidas em casa, a primeira contra o Manaus (AM) e a segunda contra o São José (RS), e respira agora fora da zona de rebaixamento da Série C. Na 15ª colocação com 13 pontos, mesmo número de pontos que o primeiro time no Z-4, Remo, a Aparecidense quer continuar a boa sequência e assim se afastar de vez do perigo do rebaixamento. 

Continua após a publicidade

Ainda resta em disputa 21 pontos, sete jogos, e o time tem chances matemáticas de se classificar para segunda fase da competição, um feito que é difícil, mas não impossível. Após a vitória de virada contra o São José, o presidente Elvis Mendes comentou a importância dessa vitória e os objetivos ainda na competição.

“Uma vitória para dar moral. É uma virada de chave para Aparecidense, sabemos que a é uma Série C muito difícil, que tem times com grandes investimentos. É um campeonato que está embolado, as equipes estão muito perto uma das outras. Pode ser que se vencer mais duas partidas seguintes suba para um G-8 na competição. Mas temos a consciência que é uma competição muito difícil,” analisou o presidente Elvis. 

No próximo jogo a Aparecidense encara o Botafogo da Paraíba, equipe que está na parte de cima da tabela, no sábado (15), às 19h, no Estádio Almeidão, em João Pessoa (PB).

Série D

No Grupo 5, o Iporá é o único time goiano da Série D fora da zona de classificação para a segunda fase da competição, e a equipe não tem mais chance de avançar para a próxima fase. Na 6ª colocação com 12 pontos o Lobo Guará só pode chegar a 18 pontos e o primeiro time na zona de classificação tem 20 pontos.

Por outro lado, o Anápolis, que também está no mesmo grupo, é o terceiro colocado com 21 pontos e pode melhorar sua posição pensando na segunda fase da competição. O Galo da Comarca empatou a última partida contra o Iporá em 1 a 1. Cinco times disputam quatro vagas para a próxima fase neste grupo, a diferença de pontos entre eles é muito pequena.

Já o Crac é o vice-líder do Grupo 7 com 18 pontos. O Leão do Sul perdeu a liderança após ser derrotado em casa para XV de Piracicaba (SP) e o Patrocinense (MG) vencer o Operário (MS). Nesse grupo, seis times disputam as quatro vagas disponíveis para a próxima fase.

Na próxima rodada, Crac e Patrocinense (MG) fazem confronto direto pela liderança, domingo (16), às 16h, no Estádio Pedro Alves do Nascimento, em Minas Gerais. O Iporá encara o Interporto (TO), no sábado (15), às 16h, no Estádio General Sampaio e o Anápolis, também no sábado, mas às 17h recebe o Brasiliense (DF), no Estádio Jonas Duarte.

Veja Também