Brasil vence a China em jogo-treino preparatório à Copa do Mundo Feminina

A  Seleção Brasileira Feminina venceu a China por 3 a 0 em jogo-treino realizado na manhã desta quinta-feira (13), no campo do

Postado em: 13-07-2023 às 14h58
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Brasil vence a China em jogo-treino preparatório à Copa do Mundo Feminina
Seleção venceu por 3 a 0 com gols de Luana, Kathellen e Rafaelle (Foto: Thais Magalhães / CBF)

A

 Seleção Brasileira Feminina venceu a China por 3 a 0 em jogo-treino realizado na manhã desta quinta-feira (13), no campo do Royal Pines, em Gold Coast, na Austrália. Os gols da Canarinho foram marcados por Luana, Kathellen e Rafaelle. Com portões fechados, a partida foi disputada em três tempos de 30 minutos. A técnica Pia Sundhage aproveitou a atividade para testar o time, alternando opções em campo.

Cinco jogadoras foram poupadas e não participaram da atividade. As atacantes Marta e Bia Zaneratto estão em processo de preservação por sobrecarga, mas não preocupam a comissão técnica. O mesmo ocorreu com a zagueira Tainara, também ausente. A atacante Geyse não participou por ter sentido dores lombares. 

Continua após a publicidade

Entretanto, a maior preocupação é em relação a Nycole, que novamente não esteve em uma atividade tática coletiva. A atacante sofreu uma entorse no tornozelo direito ainda no amistoso diante do Chile no último dia 2 de julho, e desde então não conseguiu participar normalmente dos treinos.

Entre os testes, estiveram Angelina e Aline Gomes, ambas as jogadoras fazem parte da lista de suplentes. Caso Nycole não se recupere, elas poderiam ser opção.

Lembrando que para a troca de nomes na lista final, o Brasil precisaria comprovar clinicamente à Fifa que a jogadora do Benfica apresenta uma lesão e não teria condições de se recuperar. O prazo é até a véspera da estreia na competição, que ocorre no dia 24 de julho, contra o Panamá, em Adelaide (Austrália).

Após a partida, a zagueira Lauren afirmou que foi muito importante o teste para sentir o ritmo de jogo. “Muito importante estar jogando, estar num ambiente muito competitivo. O jogo foi bom, tem muita coisa pra ver e melhorar. Acredito que depois que a gente assistir o jogo e analisar tudo, a gente vai ver os pontos que precisam melhorar. Acredito que tem muita margem de evolução”, destacou a atleta.

Quem também falou a respeito do jogo-treino contra a China foi a capitã da Seleção Brasileira, a zagueira Rafaelle, que marcou de cabeça um dos gols na vitória por 3 a 0.

“É muito bom estarmos fazendo esses testes antes da Copa do Mundo. Claro que é bom o treinamento entre a gente, mas enfrentar outras seleções principalmente a chinesa que tem um futebol diferente, um estilo de futebol asiático com toque curto. Mas acho que nossa pressão funcionou. A gente aproximou, conseguiu trabalhar bem a bola, ter mais a posse e acabamos fazendo alguns gols de bola parada, mas acho que mantivemos a posse, o controle do jogo e foi muito bom no geral”, disse Rafaelle.

Já a auxiliar da Seleção Feminina, Lilie Persson avalia a preparação das atletas e destaca como o ambiente tem sido importante na preparação para o Mundial.

“Está sendo muito bom, primeiramente a atmosfera é fantástica, e também os treinamentos estão sendo muito bons também”, disse.

Para Lilie, o Brasil conta com um elemento muito especial na busca pelo primeiro título: a mistura de gerações. Com time que conta com atletas experientes como Marta, Rafaelle, Tamires e Bárbara, o elenco também dá espaço para estreantes em Mundiais, como Kerolin, Ary, Ana Vitória e Bruninha.

“Eu gosto quando os grupos são como esses, porque algumas delas são muito experientes e outras são muito jovens e não tão experientes, então, quando você pode compartilhar isso é o melhor e esse grupo é assim. Isso é muito especial”, finalizou.

Agenda

A seleção brasileira volta a treinar nesta sexta-feira (14), a partir de 11h (horário local), em Gold Coast. A expectativa é pelos retornos de Geyse, Marta e Bia Zaneratto, poupadas para evitar sobrecarga física. O mesmo ocorreu com Tainara, que é suplente.

Veja Também