Segunda-feira, 08 de julho de 2024

Turquia se impõe e vence a China na final da Liga das Nações

Seleção turca já havia sido vice-campeã em 2018 quando perdeu na final para os EUA, agora entra para o seleto grupo de campeãs da VNL

Postado em: 16-07-2023 às 21h52
Por: Larissy Summer Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: Turquia se impõe e vence a China na final da Liga das Nações
Com lágrimas nos olhos, Eda Erdem fez o último saque da competição. (Foto: FIVB)

Pela primeira vez a Turquia venceu a Liga das Nações de Vôlei Feminino ao derrotar a China por 3 sets a 1, neste domingo (16), em Arlington, nos Estados Unidos. Com parciais de 25 a 22, 22 a 25, 25 a 19 e 25 a 16. A Polônia ficou com o terceiro lugar da competição ao vencer os Estados Unidos por 3 sets a 2.

O Jogo

A Turquia começou melhor o primeiro set e logo abriu uma pequena vantagem de 13 a 10 sobre as chinesas, mas buscaram o set sacando melhor e virando a partida para 17 a 15. Na reta final do set, a cubana, mas naturalizada turca Vargas fez a diferença e colocou novamente as turcas à frente do placar. Não sendo decisivas em momentos importantes, a China perdeu por 25 a 22.

Continua após a publicidade

No segundo set a Turquia começou novamente melhor o jogo, mas YingYing Li chamou a responsabilidade e tratou de colocar as chinesas no jogo. A China devolveu o 25 a 22.

No terceiro set a Turquia voltou melhor, mas ambas as equipes faziam um trabalho defensivo muito eficiente, proporcionando diversos ralis. Com uma eficiência invejável, as turcas novamente ficaram em vantagem no placar vencendo o set por 25 a 20. Destaque para a levantadora Sahim, que fez grandes distribuições.

No quarto set a China começou diferente dos outros, saindo na frente do placar, agora a seleção asiática tinha uma vantagem de 6 a 3. Mas a Turquia não deu chance, logo empatou a partida e disparou no placar. Com uma vantagem de nove pontos, a seleção comandada por Daniele Santarelli, era mais eficiente nos bloqueios e aproveitou os erros das adversárias. No modo turbo, as turcas fecharam o jogo em 25 a 16.

Campanha

Terminado a primeira fase na 3ª colocação com 29 pontos, a seleção turca venceu nove jogos e perdeu apenas três partidas. Nas quartas de final encarou a Itália e passou sem muita dificuldade ao vencer por 3 sets a 0.

Nas semis enfrentaram as donas da casa, os Estados Unidos, e em um jogo emocionante superou as norte-americanas por 3 sets a 1. Na final derrotou a China por 3 sets a 1 e conquistou o título inédito.

Veja Também