Atletas brasileiros estão representando bem o país no Sul-Americano de Praia

Os Jogos Sul-Americanos de Praia Santa Marta 2023, na Colômbia, começaram e o Time Brasil já conquistou oito medalhas. As duas primeiras

Postado em: 17-07-2023 às 15h15
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Atletas brasileiros estão representando bem o país no Sul-Americano de Praia
Brasil está representado por 61 atletas nos Jogos Sul-Americanos de Praia, na Colômbia (Foto: William Lucas/COB)

Os Jogos Sul-Americanos de Praia Santa Marta 2023, na Colômbia, começaram e o Time Brasil já conquistou oito medalhas. As duas primeiras foram de prata, no SUP Race, modalidade do surf. No feminino, Lena Ribeiro foi a responsável, enquanto David Leão foi o segundo entre os homens.

Lena Ribeiro foi a primeira a comemorar, atrás apenas da argentina Juliana Gonzalez, enquanto David Leão foi superado somente pelo peruano Itzel Naranjo na Playa Mendihuaca.

“Acabei ficando para trás no início e pegando uma grande sequência de ondas enquanto minhas adversárias se distanciaram. Mas mantive o foco para me recuperar na prova e conquistar essa medalha. Fico feliz que tenha dado certo. É uma honra conquistar a primeira medalha do Time Brasil em Santa Marta”, disse Lena.

Continua após a publicidade

O SUP Race é uma corrida sobre a prancha de stand up paddle. A largada e a chegada são na praia, e os atletas precisam cruzar a arrebentação e remar em um percurso delimitado com bóias no mar. Quem chega na frente, de volta à areia, vence.

No domingo (16), Felipe Neves garantiu a prata na modalidade slalom do esqui aquático. Já Cláudio Mateus “Batata” venceu uma luta emocionante na categoria até 90kg do beach wrestling para ser bronze. 

Líder na fase classificatória do slalom, Felipe Neves foi o último competidor a entrar na água no Cabo Tortuga. O brasileiro foi muito bem nas duas primeiras voltas, mas na terceira sofreu uma queda e, por meia boia, ficou atrás do colombiano Santiago Correa, garantindo a terceira medalha de prata do Time Brasil na competição.

“Eu mudei um pouco a estratégia. A ideia era pegar ouro, não estava aceitando bronze. Eu tinha que passar a 35 off, equivalente a 12m de corda. Consegui realizar e já sabia que tinha a prata. Forcei um pouco para tentar pegar o ouro, mas infelizmente o vento estava muito mais forte do que eu achei que estaria e não deu. Mas pelo menos levei a prata para o Brasil. Foi legal”, disse Felipe.

Após ver os compatriotas Caroline Soares (50kg) e Matheus Barreto (70kg) serem superados nas disputas de 3º lugar, Mateus Batata arrancou uma vitória de virada sobre o argentino Jorge Llano (90kg). O adversário ainda pediu revisão da última investida, sem sucesso. Mateus se emocionou muito ao comentar a vitória.

“Agora estou em paz. Perdi, perdi, perdi muitas vezes. Mas agora eu venci. Estou muito orgulhoso, muito feliz. Agora eu sou um medalhista internacional pelo Time Brasil. Eu vim do Morro dos Macacos e estou muito orgulhoso do que conquistei. Agradeço muito a minha mãe e ao meu treinador, que nunca desistiram de mim. Vocês ainda vão ouvir falar muito no meu nome”, declarou Batata.

Nesta segunda-feira (17), o brasileiro Israel Júnior conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos Sul-americanos de Praia Santa Marta 2023. O brasileiro se sagrou  campeão do shortboard sobre os adversários Alonso Yzaga, do Peru, e Isauro Elizondo, do Panamá. Quem também subiu ao pódio foram:  Mariana Nep ao conquistar a medalha de prata na final do wakeboard e Luiz Eduardo Diniz medalhista de prata do SUP Surf.

Histórico

Os Jogos Sul-americanos de Praia são disputados desde 2009. O Brasil começou a trajetória no torneio com muito sucesso, sendo campeão das duas primeiras edições (Montevidéu 2009 e Manta 2011). Nas últimas duas, o país foi terceiro colocado no quadro de medalhas.

O Brasil conta com representantes em dez das 14 modalidades que compõem os Jogos Sul-Americanos de Praia. São elas: águas abertas, beach handball, esqui aquático (slalom e wakeboard), beach soccer, beach wrestling, remo costal, skateboarding, surf (shortboard e SUP), beach tennis e triathlon.

Agenda

A Seleção Feminina de beach handball fechou a fase classificatória em primeiro lugar no Grupo B com 100% de aproveitamento. Na semifinal, o Brasil eliminou a Venezuela e vai disputar a medalha de ouro contra a Argentina.

Veja Também