Carlos Alcaraz é campeão de Wimbledon após vencer Djokovic

Em uma histórica final de Wimbledon, que valia também a liderança do ranking mundial da ATP, Carlos Alcaraz conquistou o segundo Grand

Postado em: 17-07-2023 às 15h20
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Carlos Alcaraz é campeão de Wimbledon após vencer Djokovic
Foto: Divulgação Wimbledon

Em uma histórica final de Wimbledon, que valia também a liderança do ranking mundial da ATP, Carlos Alcaraz conquistou o segundo Grand Slam de sua carreira. O espanhol superou no último domingo (16) o heptacampeão Novak Djokovic em um duelo de cinco sets, por 3 sets a 2, com parciais de 1/6, 7/6 (8-6), 6/1, 3/6 e 6/4 após 4h43 de partida. 

Aos 20 anos e 272 dias, Carlos Alcaraz é o terceiro campeão mais jovem na história de Wimbledon. O recordista é o alemão Boris Becker, que venceu o primeiro de seus dois títulos no torneio aos 17 anos e 1985, além de ter repetido a dose no ano seguinte. O segundo mais jovem foi o sueco Bjorn Borg, vencedor da edição de 1976 aos 20 anos e 27 dias. Borg foi pentacampeão do torneio.

Continua após a publicidade

“É o momento mais feliz da minha vida. Conquistar o título de Wimbledon e fazer história, como fiz hoje, é algo com que eu sonhava desde que comecei a jogar tênis. Vencer o Novak no seu melhor e ser o cara a vencê-lo depois de 10 anos invicto nesta quadra é algo que nunca vou esquecer”, disse Alcaraz.

Além de levar para casa não apenas o troféu mais cobiçado do esporte e 2 mil pontos no ranking, o tenista espanhol também garantiu uma premiação de nada menos que 2,35 milhões de libras – R$ 14,7 milhões na cotação desta segunda (17).

Ranking ATP

Carlos Alcaraz ampliou sua vantagem para Novak Djokovic na liderança do ranking. Os dois entraram em quadra para a final separados por apenas 80 pontos e com um confronto direto pelo número 1. Mas a partir de segunda-feira, o espanhol estará 880 pontos na frente do sérvio. 

Na atualização do ranking da ATP divulgada nesta segunda, Alcaraz tem 9.675 pontos, contra 8.795 de Djokovic. O ainda jovem espanhol de 20 anos tem 28 semanas como número 1 do mundo, sendo o 16º jogador com mais tempo na liderança. Já Djokovic é o recordista de semanas no topo do ranking entre homens e mulheres, com 389 no total.

A lista dos dez melhores jogadores do mundo permanece inalterada depois de Wimbledon. O semifinalista Daniil Medvedev segue na terceira posição, seguido por Casper Ruud. O quinto colocado é Stefanos Tsitsipas. Completam o top 10: Holger Rune, Andrey Rublev, Jannik Sinner, Taylor Fritz e Frances Tiafoe.

Veja Também