Time Brasil se despede dos Jogos Sul-americanos Santa Marta com a terceira melhor campanha

Brasil contou com representantes em 10 das 14 modalidades que compõem os Jogos Sul-Americanos de Praia

Postado em: 21-07-2023 às 18h07
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Time Brasil se despede dos Jogos Sul-americanos Santa Marta com a terceira melhor campanha
Beach Tennis subiu ao pódio nas cinco categorias da competição continental e garantiu quatro medalhas douradas (Foto: William Lucas/COB)

Os Jogos Sul-Americanos de Praia Santa Marta 2023, na Colômbia, se encerraram e o Time Brasil garantiu 25 medalhas, sendo 11 de ouro, 7 de prata e 7 de bronze. O grande destaque da delegação brasileira foi o Beach Tennis.

A modalidade, segundo dados da Confederação Brasileira de Tênis, que abrange o Beach Tennis no país, reúne mais de um milhão de praticantes no país e concentra 60% dos praticantes no mundo. A febre que se espalhou pelo Brasil inteiro e foi responsável por cinco medalhas no Sul-Americano.

Nas duplas mistas, André Baran e Vitória Marchezini derrotaram a dupla da Venezuela por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/1, e conquistaram a medalha de ouro. 

Continua após a publicidade

Nas duplas no masculino, o Brasil conquistou o tricampeonato no evento. Allan de Oliveira e André Baran derrotaram os venezuelanos Ramon Guedez e Carlos Vigon, também por 2 sets a 0, parciais de 6/0 e 6/3. 

Nas duplas no feminino. Vitória Marchezini e Sophia Chow, em mais um confronto com atletas da Venezuela, superaram Gabriela Anzola e Andrea Colavita por 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 6/3, e subiram ao lugar mais alto do pódio.

No simples masculino, Daniel Mola venceu o venezuelano Diego Guzman por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/0, e ficou com a medalha dourada.  Já na disputa de simples do feminino, a brasileira Sophia Chow venceu a venezuelana Andrea Colavita para conquistar a medalha de bronze.

Beach Handball

A modalidade surgiu em 1992 na Itália e logo chegou ao Brasil como prática recreativa. A primeira competição oficial em território nacional ocorreu em 1995, no Rio de Janeiro.

Nos Jogos Sul-Americanos de Praia, o Time Brasil conquistou a medalha de ouro na categoria feminina de forma invicta. Enquanto, na categoria masculina, o país terminou em 5º lugar após vencer o Paraguai.

Esportes aquáticos

As águas de Santa Marta renderam dez medalhas para o Time Brasil nos Jogos Sul-americanos de Praia. 

Luiz Felipe Loureiro e Cibelle Jungblut foram ouro e bronze, respectivamente, nas águas abertas na prova de 10km. Detalhe que Cibelle foi medalhista de ouro na prova de 5km. Enquanto Herbert Berckenhagen, no C2x, e Bárbara Ferreira, no C1x, conquistaram dois bronzes no remo costal.

Israel Junior venceu no shortboard masculino, que ainda teve prata para Luiz Diniz no Sup Surf masculino e bronze para Gabi Sztamfater no feminino. No esqui aquático, Mariana Nep conquistou a prata no wakeboard.

No SUP Race, modalidade do surf, Lena Ribeiro e David Leão foram medalhistas de prata. Felipe Neves garantiu a prata na modalidade slalom do esqui aquático.

Beach Wrestling

Muitos esportes tradicionais foram adaptados para as praias, como o tempo, como o futebol e o vôlei. Com as lutas não foi diferente, essa versão praiana tem conquistado cada vez mais adeptos no Brasil. O Beach Wrestling é a versão para as areias da luta olímpica tradicional.

O responsável por conquistar a medalha de bronze para o Brasil foi Mateus Batata que arrancou uma vitória de virada sobre o argentino Jorge Llano, na decisão do terceiro lugar da categoria 90kg.

Skate

A Villa Bolivariana Skatepark foi coberta pelas cores verde e amarelo. Os skatistas brasileiros dominaram a competição e garantiram dobradinhas nos pódios feminino e masculino.

No feminino, Gabriela Mazetto conquistou o ouro e dividiu o pódio com Carla Karolina que ficou com a prata. No masculino, Gabryel Aguilar sagrou-se sagrou campeão desta edição e dividiu o pódio com Eduardo Neves que ficou com o segundo lugar.

Beach Soccer

A Seleção Masculina de Beach Soccer manteve os 100% de aproveitamento e se sagrou pentacampeã da competição, graças às conquistas de 2009, 2011, 2014, 2019 e deste ano. Na decisão contra a Colômbia, o Brasil venceu pelo placar de 6 a 2.

Triathlon

Na disputa do revezamento misto, prova na qual dois homens e duas mulheres alternam-se num percurso cobrindo 250m de natação, 5km de ciclismo e 1250m de corrida, o Brasil conquistou a medalha de bronze com Amanda Moro, Giovanna Maria, Matheus de Oliveira e Vinicius Avi.

Histórico 

O Brasil contou com representantes em 10 das 14 modalidades que compõem os Jogos Sul-Americanos de Praia. São elas: águas abertas, beach handball, esqui aquático (slalom e wakeboard), beach soccer, beach wrestling, remo costal, skateboarding, surfe (shortboard e SUP), beach tennis e triathlon. 

Os Jogos Sul-americanos de Praia de Praia Santa Marta 2023 na terceira colocação do quadro de medalhas atrás da Venezuela (2ª colocada com 14 ouros, 8 pratas e 5 bronzes) e da Colômbia (1ª colocada com 14 ouros, 15 pratas e 7 bronzes).

Veja Também