Brasil inicia caminhada em busca do título inédito da Copa do Mundo

O Brasil estreia na Copa do Mundo nesta segunda-feira, às 8h (de Brasília), diante do Panamá, pelo Grupo F da competição, que

Postado em: 23-07-2023 às 14h19
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Brasil inicia caminhada em busca do título inédito da Copa do Mundo
Nesta segunda, as Guerreiras do Brasil entram em campo às 08h para tentar começar a competição com o pé direito (Foto: FIFA)

O Brasil estreia na Copa do Mundo nesta segunda-feira, às 8h (de Brasília), diante do Panamá, pelo Grupo F da competição, que também conta com França e Jamaica. Eliminada nas oitavas de final nas duas últimas edições, a Seleção Brasileira quer voltar a disputar uma final de Mundial, o que só conseguiu uma vez, em 2007.

Brasil

Tendo disputado todas as nove edições da Copa do Mundo Feminina da Fifa, a melhor campanha do Brasil foi o vice-campeonato de 2007, no qual perdeu por 2 a 0 para a Alemanha. A Seleção se classificou para a fase de mata-mata em cada uma das últimas seis edições da competição e sem dúvida vai longe na Austrália e na Nova Zelândia.

Continua após a publicidade

As comandadas de Pia Sundhage garantiram sua vaga no Mundial de 2023 após vencer a Copa América Feminina pela oitava vez em nove edições, de forma invicta e sem sofrer um único gol.

Em entrevista coletiva pré-jogo, a técnica Pia Sundhage, que comandou o Brasil nos últimos quatro anos, tentou demonstrar confiança de que a equipe pode ir longe no Mundial, dando uma receita para o caminho.

“Muitas vezes, a performance foi boa, mas não necessariamente o resultado. Ficamos felizes com os dois últimos resultados pela confiança. Nos olhamos e é diferente de um ano atrás. O mais importante é desfrutar do jogo. Se fizermos isso, temos a chance de vencer amanhã e podemos vencer muitos jogos. Se colocarmos em prática um ataque bonito e uma defesa muito sólida, temos a chance de jogar muitos jogos, até a final, de fato”, declarou a treinadora.

Panamá

O Panamá se classificou para a Copa do Mundo Feminina da Fifa pela primeira vez em sua história, após superar o Paraguai na repescagem. Porém na preparação para o Mundial, a Seleção sofreu goleadas de Espanha e Japão  que mostraram a fragilidade da equipe.

O técnico do Panamá, Ignacio Quintana, que é o treinador mais jovem da Copa do Mundo Feminina, espera que sua equipe seja “competitiva” contra o Brasil, pela primeira rodada do Grupo F.

“Nosso objetivo tem que ser competir. Quer melhor oportunidade do que poder competir com as suas referências esportivas? Queremos apresentar um plano que não demonstre apenas que o Panamá está em sua primeira Copa e que chegamos no papel de vítimas. Esses primeiros dias da Copa do Mundo deixaram bem claro que não existe rival pequeno. Então, temos que sair amanhã e mostrar que é assim”, declarou o treinador.

Nesta primeira semana de Copa, nenhuma seleção estreante venceu, mas algumas deram mais trabalho do que o esperado, como o Haiti, derrotado por apenas 1 a 0 pela campeã europeia Inglaterra; e Portugal, que também perdeu pelo placar mínimo para a atual vice-campeã mundial Holanda.

Ficha técnica

Brasil x Panamá

Data: 24 de julho 

Horário: 8h (horário de Brasília)

Local: Estádio Hindmarsh, em Adelaide (Austrália)

Árbitra: Cheryl Foster (País de Gales)

Assistentes: Michelle O’Neill (Irlanda) e Franca Overtoom (Holanda)

VAR: Massimiliano Irrati (Itália)

AVAR: Alejandro Hernandez (Espanha)

Brasil: Letícia; Antônia, Kathellen, Rafaelle e Tamires; Luana, Ary Borges, Kerolin e Adriana; Debinha e Geyse.

Técnico: Pia Sundhage

Panamá: Sasha Fabrega; K. Castillo, Wendy Natis, Y. Pinzón, Carina Baltrip-Reyes e Hilary Jaen; Natalia Mills, C. Montenegro, Schiandra G. e Marta Cox; Karla Riley.

Técnico: Ignacio Quintana

Veja Também