Gabriel Bortoleto pode conquistar título da F3 2023 na Bélgica

Brasileiro tem 43 pontos de vantagem e, para ser campeão com uma etapa de antecedência, precisa terminar a passagem pela Bélgica com pelo menos 40 a mais que os rivais

Postado em: 24-07-2023 às 15h06
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Gabriel Bortoleto pode conquistar título da F3 2023 na Bélgica
Brasileiro ampliou a vantagem na pontuação do campeonato e agora está há 43 pontos do segundo colocado (Foto: Divulgação FIA F3

Faltando duas etapas para o fim da temporada 2023 da Fórmula 3, Gabriel Bortoleto está muito próximo de conquistar a taça. Com 43 pontos de folga na liderança na tabela, o jovem piloto brasileiro da Trident e pupilo de Fernando Alonso pode levar o caneco já no próximo fim de semana, na etapa da Bélgica, no circuito de Spa-Francorchamps.

Se confirmar o título, Gabriel Bortoleto, de apenas 18 anos, será o primeiro piloto da história do automobilismo brasileiro a conquistar a Fórmula 3. Isso porque a categoria nasceu com o atual formato em 2019, mas mesmo sua antecessora, a GP3 Series, nunca teve um piloto do país campeão.

O automobilismo europeu já contou com outros campeonatos batizados de Fórmula 3; o tricampeão Ayrton Senna, por exemplo, foi campeão em 1983 no Reino Unido e Alain Prost na França, em 1979. Esses campeonatos, porém, eram regionais e não constituíam uma classe de categorias de base institucionalizada pela Federação Internacional do Automobilismo (FIA) como é hoje.

Continua após a publicidade

Matemática do título

Ainda há 78 pontos em disputa nas duas etapas que restam para o fim da temporada 2023 da F3, que será concluída em Monza, na Itália, entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro.

Neste momento, Gabriel Bortoleto, da Tridente, tem 144 pontos, 43 a mais que o vice-líder Zak O’Sullivan, da Prema Racing, e 44 a mais que Josep Maria Martí, da Campos Racing. Para sair campeão já no próximo domingo (30), o brasileiro precisa deixar a Bélgica com ao menos 40 pontos de vantagem.

Isso porque, em um fim de semana com 100% de aproveitamento, um piloto pode somar até 39 pontos na Fórmula 3. Afinal a categoria distribui dois pontos para o pole position, dez pontos para o vencedor da corrida 1 e 25 para o vencedor da corrida 2. Além disso, há dois pontos extras em jogo, sendo um em cada corrida, para quem fizer a volta mais rápida, desde que o piloto termine entre os dez melhores.

“Estou feliz com o que conseguimos construir nesse fim de semana. Nas corridas consegui colocar em prática nossa estratégia e, com isso, fiz um segundo e um sétimo lugares ampliando ainda mais a liderança no campeonato. Semana que vem já temos a penúltima etapa do ano e, com calma e muito trabalho, vamos em busca de mais dois grandes resultados”, declarou Bortoleto. 

Campanha

Gabriel Bortoleto está em seu ano de estreia na F3. O piloto, que é agenciado por Fernando Alonso, começou a competir no Brasil e estreou em monopostos na temporada 2020, pela Fórmula 4 italiana. No ano passado esteve na Formula Regional Europeia (FRECA), tendo passado antes pelas F4 alemã.

Bortoleto abriu sua temporada de estreia na F3 com vitória no Bahrein e também levou a melhor na Austrália. O piloto da Trident também conquistou três pódios: foi segundo colocado na Áustria, Inglaterra e agora, Hungria.

Veja Também