Segue o líder Verstappen

Verstappen passa Hamilton na largada e conquista nona vitória da temporada

Postado em: 24-07-2023 às 22h57
Por: Larissy Summer Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: Segue o líder Verstappen
Largando ou não da pole, Max Verstappen mostrou mais uma vez porque é absoluto nesta temporada (Foto: Francois Nel / Red Bull Content Pool)

Max Verstappen larga em segundo, mas assume a liderança logo na largada e vence o GP da Hungria. Lando Norris, que largou em terceiro, terminou em segundo lugar e Sergio Pérez, que começou a corrida na 9ª posição, completou o pódio em terceiro lugar.

A corrida

A largada começou com o bicampeão, Max Verstappen, indo para cima e assumindo a liderança após a vacilada de Lewis Hamilton que começou a corrida saindo a frente de todos e terminou em quarto. Lando Norris e Oscar Piastri, pilotos da McLaren, também aproveitaram a largada frágil de Hamilton e ganharam posição sobre o britânico. Melhor para o australiano que foi para segundo lugar, Lando manteve a sua posição. 

Continua após a publicidade

Quem não fez uma boa largada foi Guanyu Zhou, que largou na 5ª colocação e terminou a corrida em 16º. O piloto da Alfa Romeo demorou a acelerar e foi ultrapassado por diversos carros, quando começou a acelerar causou um contato com Daniel Ricciardo, de volta a F1, que causou outro contato entre Daniel e Esteban Ocon, que acabou acertando o colega de equipe Pierre Gasly. Pior para as Alpines que abandonaram a corrida logo na primeira volta. 

Outro piloto que teve uma boa corrida foi George Russell, da Mercedes. O piloto largou da 18º posição e terminou a prova em 6º lugar, uma grande corrida de recuperação. Ele conseguiu entrar no top 10 logo após a parada de alguns pilotos, mas na pista conseguiu fazer algumas ultrapassagens, como em Nico Hulkenberg, Tsunoda e Bottas. Já para o fim da corrida o piloto da Mercedes ainda ultrapassou a dupla da Ferrari, Carlos Sainz e Charles Leclerc. 

Sergio Pérez também foi outro piloto que fez uma bela corrida. Em uma sequência de cinco GPs fora do Q3, o mexicano saiu de nono colocado e começou a sua escalada para o pódio. Travou uma batalha intensa com Fernando Alonso e após algumas voltas conseguiu superar o espanhol. Os demais pilotos não deram tanto trabalho e já na metade da prova estava na terceira colocação. 

O resultado deste domingo (23) ajudou a Red Bull a reescrever a história da F1. O time austríaco chega a 12 vitórias consecutivas, batendo o recorde de 11 que pertencia à McLaren de Ayrton Senna e Alain Prost em 1988.

Campeonato 

Max Verstappen ampliou a vantagem no Campeonato de Pilotos de 99 pontos para 110, agora o atual campeão tem 281 pontos e vai encaminhando a conquista de mais um título com uma vantagem maior do que a de 4 GPs para o vice-líder.

A  vice-liderança é de Sergio Pérez, da Red Bull, aparece com 171. Em terceiro lugar aparece Fernando Alonso, da Aston Martin, com 139 pontos; e vê agora a ameaça de Lewis Hamilton. O piloto da Mercedes soma 133, com apenas seis pontos separando os dois.

No Campeonato de Construtores, a Red Bull lidera com 452 pontos contra 223 da Mercedes. A Aston Martin vem em terceiro lugar com 184 pontos contra 167 da Ferrari. 

Quebrou 

Na comemoração do pódio, Lando Norris foi estourar o champanhe da sua tradicional forma, batendo o fundo da garrafa no degrau do  pódio para assim subir mais líquido, mas dessa vez acabou derrubando o troféu de Max Verstappen. 

O troféu do GP da Hungria é um vaso de porcelana  que leva cerca de seis meses para ser produzido, de acordo com o jornalista Sándor Mészáros. Max só percebeu o estrago segundos depois e caiu na risada junto com o piloto britânico. 

Agenda

A Fórmula 1 volta neste fim de semana, no Grand Prix da Bélgica, que será a última corrida antes das férias de verão. Na sexta (28) os carros aceleram na pista da Spa-Francorchamps, às 8h30 (horário de Brasília), pelo treino livre 1. Ainda na sexta, às 12h, acontece o treino classificatório. No sábado (29), às 7h30, acontece o treino livre 2 e, às 11h30, a Corrida Sprint. No domingo (30) acontecerá a corrida às 10h.

Veja Também