Polônia vence os EUA e é campeã da Liga das Nações

Pela primeira vez Polônia ganha medalha de ouro na VNL

Postado em: 24-07-2023 às 23h00
Por: Larissy Summer Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: Polônia vence os EUA e é campeã da Liga das Nações
(Foto: volleyballworld)

A Polônia derrotou os Estados Unidos na final da Liga das Nações de Vôlei Masculino por 3 sets a 1, com parciais de 25/23, 24/26, 25/18 e 25/18, em Gdasnk. Esse é o primeiro título da Polônia da Liga das Nações. O time vermelho e branco já tinha dois bronzes (2019 e 2022) e uma prata (2021).

O primeiro set foi equilibrado, apenas na reta final do set que os donos da casa abriram vantagem sobre os norte-americanos, fechando o set em 25 a 23. No segundo set os Estados Unidos reagiram no jogo, também em um set equilibrado a partida terminou 26 a 24 para os americanos. 

Já no terceiro e quarto sets a Polônia não deu chance para os norte-americanos e foi superior. A equipe polonesa abriu vantagem em ambos os sets e diante de mais de 10 mil torcedores e venceu o terceiro e quarto set por 25 a 18.

Continua após a publicidade

O maior pontuador da partida foi Kaczmarek que marcou 25 pontos, um set sozinho. Sliwka foi o segundo maior pontuador junto com Defalco, jogador dos Estados Unidos, com 14 pontos cada um.

A seleção do campeonato foi formada pelo levantador Christenson (Estados Unidos), os ponteiros Sliwka (Polônia) e Ishikawa (Japão), os centrais Kochanowski (Polônia) e Smith (Estados Unidos), o oposto Kaczmarek (Polônia) e o líbero Pawel Zatorski (Polônia). Detalhe que o polonês Pawel Zatorski foi eleito MVP da Liga das Nações de Vôlei Masculino.

Campanha

A Polônia terminou a primeira fase da VNL em 3º lugar com 25 pontos, venceu 10 jogos e perdeu apenas dois. Nas quartas de final superou o Brasil ao vencer por 3 sets a 0. Nas semifinais enfrentou o Japão e venceu por 3 sets a 1. Na grande final, venceu os Estados Unidos por 3 sets a 1.

Terceiro Lugar

A disputa pela medalha de bronze ficou entre Itália e Japão. A equipe japonesa ficou com o terceiro lugar ao vencer a equipe italiana por 3 sets a 2. Os jogadores e comissão fizeram festa, pois foi a primeira vez que o time asiático subiu ao pódio na Liga das Nações. Algo que também não havia conseguido na Liga Mundial, torneio que antecedeu o atual formato do torneio e que foi disputado de 1990 até 2017.

Veja Também