Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Confira os números e as probabilidades de Atlético-GO e Vila Nova na Série B

Nas 17 edições anteriores da Série B, 72% dos times que conseguiram os acessos à Série A terminaram a primeira metade da caminhada dentro do G-4

Postado em: 25-07-2023 às 14h23
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Confira os números e as probabilidades de Atlético-GO e Vila Nova na Série B
Apenas três vezes o G-4 na virada do turno se manteve no final da competição (Foto: Ingryd Oliveira/ACG)

O 1º turno da Série B do Campeonato Brasileiro chegou ao fim. Com isso, jogadores, treinadores, dirigentes e torcedores agora começam a fazer as contas da pontuação necessária para alcançar os objetivos dentro da competição: seja escapar do rebaixamento ou conquistar o acesso à Elite do Futebol.

Nas 17 edições anteriores da Série B no formato de pontos corridos, apenas três vezes o G-4 que fechou a primeira metade do campeonato (19 rodadas) foi o mesmo que obteve o acesso no final do ano. O G-4 se manteve intacto nas temporadas de 2009 (com Vasco, Atlético-GO, Guarani e Ceará); 2019 (com RB Bragantino, Coritiba, Atlético-GO e Sport); e 2022 (com Cruzeiro, Vasco, Bahia e Grêmio).

Na atual edição, o G-4 do 1º turno da Série B foi finalizado com Vitória, Novorizontino, Vila Nova e Sport. Se por um lado virar o turno da Série B dentro do G-4 não é necessariamente garantia de acesso, por outro lado estar entre os primeiros colocados na metade da competição se mostra um bom indício de meta cumprida.

Continua após a publicidade

Vila Nova

Em 19 jogos, o Tigrão obteve 10 vitórias, cinco empates e sofreu quatro derrotas, totalizando 35 pontos com um aproveitamento de 61%. O Vila Nova possui também a melhor defesa da Série B, com apenas 8 gols sofridos, em 19 partidas. O ataque colorado marcou 22 gols.

Na era dos pontos corridos, o Vila Nova finalizou o 1º turno da Série B em duas oportunidades dentro do G-4. Em 2017, o Colorado virou o turno em 3º lugar e terminou o campeonato na 7ª posição, a seis pontos do G-4; enquanto em 2018, o Tigrão virou o turno em 3º lugar e terminou a competição em 7º lugar, a três pontos do G-4.

Em relação às probabilidades, de acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, neste momento o Vila Nova, que é o 3º colocado na tabela, possui 46,1% de chances de conquistar o tão sonhado acesso e 10,8% de chances de título – lembrando que a conquista do caneco da Série B é o único caminho do clube garantir vaga na Copa do Brasil em 2024.

Atlético-GO

Em 19 jogos, o Dragão obteve seis vitórias, nove empates e sofreu quatro derrotas, totalizando 27 pontos com um aproveitamento de 47%. O Atlético-GO possui também a segunda pior defesa da Série B, com 28 gols sofridos, em 19 partidas. O ataque rubro-negro é o segundo melhor do campeonato com 25 gols marcados.

Na era dos pontos corridos, nas sete participações anteriores, o Atlético-GO nunca conquistou o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro quando finalizou o 1º turno da Série B fora do G-4. Em 2009, 2016 e 2019, o Dragão terminou as 19 primeiras rodadas na zona de acesso e confirmou a promoção à Elite ao fim do torneio. 

A única exceção foi a temporada de 2018, quando a Locomotiva Rubro-Negra virou o 1º turno em 4º lugar e terminou o campeonato na 6ª posição, a um ponto do G-4.

Para conquistar o retorno à Série A, o Atlético-GO precisará se inspirar nas campanhas de Avaí e Bahia, que ocupavam a 15ª e a 10ª posições ao final do primeiro turno da Segundona em 2016. O Leão da Ilha tirou uma diferença de 10 pontos, com um aproveitamento de 75,4% no segundo turno. Já o Tricolor de Aço, que estava há oito pontos do G-4, alcançou 60,3% de rendimento no segundo turno

Em relação às probabilidades, de acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, neste momento o Atlético-GO, que é o 11º colocado na tabela, possui 4,9% de chances de conquistar o acesso; 0,37% de chances de título e 3,3% de risco de rebaixamento. 

Ponto de corte

Segundo o Departamento de Matemática da UFMG, neste momento o limite de corte para conquistar o acesso está na casa dos 70 pontos. Isso por conta do alto aproveitamento dos times que formam atualmente o G-4, destaque para o Sport que fecha este grupo com 61% de aproveitamento.

Caso o prognóstico se confirme ao fim das 38 rodadas, esta seria a segunda maior pontuação da história da Série B, ficando atrás apenas da edição de 2012, quando o Vitória ficou com a última vaga na Elite somando 71 pontos.

Veja Também