Goiás pega o Sampaio para manter o nível

Durante a parada da Copa, alviverde conquistou quatro vitórias e um empate, e agora planeja continuar com as boas atuações

Postado em: 20-07-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiás pega o Sampaio para manter o nível
Durante a parada da Copa, alviverde conquistou quatro vitórias e um empate, e agora planeja continuar com as boas atuações

O técnico Ney Franco é um dos responsáveis pela evolução alviverde na Série B do Brasileirão

Luiz Felipe Mendes*

A missão do Goiás é clara. Ter frequentado a zona de rebaixamento com certeza não foi agradável, mas o alviverde conseguiu dar a volta por cima e escalar várias posições na tabela de classificação. A reação, porém, não para por aí. Para subir ainda mais, os goianos enfrentam hoje o Sampaio Corrêa, atual 17º colocado, no Estádio Castelão, em São Luís do Maranhão. O embate acontece às 20h30 e é válido pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B.

Continua após a publicidade

Assim como em todo ano, o esmeraldino começou a temporada como um dos favoritos a conquistar o acesso no fim do ano, ainda mais pelo fato de ter vencido o estadual. O começo de campeonato decepcionante custou pontos importantes para a sequência no torneio, mas a chegada do técnico Ney Franco ajudou a equipe a encontrar seu caminho na segunda divisão. Na parada para a Copa do Mundo, por exemplo, foram quatro vitórias e um empate, terminando o período invicto. Agora, o alviverde busca manter esta marca após o término do Mundial da Rússia.

A escalação é quase a mesma em relação ao jogo passado, na vitória sobre o Criciúma. A única alteração é o retorno de Edcarlos na zaga, substituindo Victor Ramos, que sofreu uma entorse no tornozelo. O volante Léo Sena segue como opção no banco de reservas, e Ney Franco garante que não se esqueceu do jogador. “Ainda está havendo uma luta muito grande por posições, mas a equipe se acertou. Léo Sena não está fora dos planos. É um atleta que compõe o grupo e pode nos ajudar”, comentou o treinador.

O adversário de hoje não vive uma situação particularmente confortável. No Z-4, o Sampaio Corrêa precisa desesperadamente da vitória para não se afundar ainda mais na zona da degola. Mesmo jogando dentro de casa, no Castelão (não confundir com a Arena Castelão, de Fortaleza), o favoritismo é todo do Goiás. Nas últimas cinco partidas, para se ter uma ideia, os maranhenses perderam três e empataram duas, não ganhando nenhuma na parada para a Copa do Mundo.

Se o Goiás triunfar, sobe pelo menos uma posição. Com 21 pontos, mais três fariam o esmeraldino pular na frente do Guarani, que já atuou na rodada. Se o Coritiba tropeçar diante do São Bento, o time da Serrinha chega ao oitavo lugar. Em uma situação improvável, o Goiás poderia até mesmo alcançar a sétima colocação, mas teria que torcer para a Ponte Preta perder para o Boa Esporte, além de precisar tirar uma diferença de seis gols de saldo.

Em caso de empate, o Goiás pode no máximo ser ultrapassado pelo Oeste, o qual possui a mesma pontuação do alviverde. Se perder, a equipe treinada por Ney Franco pode ver o CRB passar na frente, mas este último precisaria tirar uma diferença de quatro gols de saldo. Com o objetivo de terminar o primeiro turno entre os quatro melhores do torneio, o Goiás deve ir com tudo nesta primeira rodada da Série B pós-Copa do Mundo. Resta saber se o grupo conseguirá manter o nível alcançado durante a disputa da competição futebolística mais importante do planeta. 

Ficha técnica 

Sampaio Corrêa x Goiás 

Local: Estádio Castelão, hoje, às 20h30, em São Luís (Maranhão). Árbitro: Ronei Cândido Alves (MG). Assistentes: Marcus Vinícius Gomes (MG) e Magno Arantes Lira (MG) 

Sampaio Corrêa: Andrey; Marcelo, Maracás, Joécio e Kaike; Silva, Danilo Pires, Fernando Sobral e Danielzinho. Uillian Barros e Reginaldo Júnior (Alvinho, Carlão ou Dalberto). 

Técnico: Roberto Fonseca

Goiás: Marcos; Alex Silva, David Duarte, Edcarlos e Ernandes; Gilberto, Giovanni, Renato Cajá e Felipe Gedoz; Michael e Lucão.

Técnico: Ney Franco 

Veja Também