Max Verstappen vence GP da Áustria e é amplia vantagem nos concorrentes

Verstappen tem vantagem de 125 pontos sobre o segundo colocado

Postado em: 31-07-2023 às 21h56
Por: Larissy Summer Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: Max Verstappen vence GP da Áustria e é amplia vantagem nos concorrentes
Chegou a famosa férias de verão europeu (Foto: Jakub Porzycki/NurPhoto)

Max Verstappen caminha a passos largos para a conquista de mais um título mundial da Fórmula 1. O piloto holandes que venceu a Sprint, no sábado (29) e a corrida, no domingo (30),  neste final de semana aumentando ainda mais a sua vantagem na competição.

Classificação do Campeonato de Pilotos 

Agora o atual campeão soma 314 pontos, enquanto o seu parceiro de equipe e segundo colocado Sergio Pérez tem 189. Em terceiro lugar aparece Fernando Alonso com 149 pontos, seguido por Lewis Hamilton que tem 148 pontos. 

Continua após a publicidade

O piloto da Ferrari, Charles Leclerc, está na quinta colocação com 99 pontos, igual a George Russell que aparece em sexto lugar. Carlos Sainz está em sétimo com 92 pontos. Lando Norris, quem vem apresentando bons desempenhos nas últimas corridas após atualização em seu carro, é o oitavo com 69 pontos. 

Lance Stroll, piloto da Aston Martin, é nono colocado com 47 pontos. Esteban Ocon é décimo com 35 pontos, seguido por Oscar Piastri com 34 pontos.  Na décima segunda colocação Pierre Gasly aparece com 22 pontos, Alexander Albon é décimo terceiro com onze pontos.

Nico Hulkenberg é décimo quarto com nove pontos, Valtteri Botta é décimo quinto com cinco, Guanyu Zhou é décimo sexto com quatro pontos. Pela Alpha Tauri, Yuki Tsunoda é o melhor piloto da equipe na décima sétima posição com três pontos e logo atrás Kevin Magnussen na décima oitava com dois pontos.

No final da classificação sem pontuar em nenhuma corrida aparece Daniel Ricciardo, Logan Sargeant e Nyck de Vries. Lembrando que o piloto Daniel disputou apenas duas corridas até o momento. 

Classificação do Campeonato de Equipes

Além da pontuação individual por pilotos, as escuderias que eles defendem também somam pontos, pontuação dos dois pilotos da equipe, e no final da temporada declara-se a grande vencedora. 

Com uma grande vantagem a Red Bull, equipe austríaca é líder com 503 pontos, mais do que o dobro da segunda equipe, Mercedes, alemã, com 247 pontos. A Aston Martin, equipe britânica, é terceira colocada com 196 pontos, a escuderia vem tendo ótimos resultados nessa temporada. 

A Ferrari, equipe italiana, é quarta com 191 pontos, seguida pela McLaren, escuderia britânica, com 103 pontos. Na sexta colocação aparece a equipe francesa, Alpine, com 57 pontos. Em sétimo a Hass, equipe norte-americana, com onze pontos. 

A Williams, também britânica, na oitava colocação com os mesmos onze pontos, seguida pela Alfa Romeo, equipe Suíça, com nove. Na lanterninha a Alpha Tauri, equipe italiana, com apenas três pontos.

Férias

A Fórmula 1 entra de férias e os pilotos só voltam a correr no final de Agosto, no domingo (27), às 10h (horário de Brasília), no GP da Holanda. Durante esse intervalo as equipes não podem promover testes e atualizações para seus carros. 

Restrições ao funcionamento das fábricas são proibidos como o uso de túneis de vento, simulação de CFD (Dinâmica Computacional dos Fluidos, ferramenta adotada no design dos carros) e em projetos relacionados à F1. Produção ou desenvolvimento de peças também são proibidos. 

Isso tudo para que os pilotos e os principais funcionários das equipes, principalmente os mecânicos, realmente aproveitarem o período para descansarem. 

As únicas atividades que podem acontecer durante esse período de um mês de férias são reparos aos carros danificados no GP passado, Áustria, porém com autorização da FIA, além de projetos como atividades de apoio não relacionado com a categoria da F1.

Veja Também